Agro
ASPROVAC debate perspectivas do setor no primeiro dia do Encontro de Abertura da Safra de Cana-de-Açúcar de AL/SE
O evento, promovido pela Associação dos Plantadores de Cana-de-Açúcar da Região do Vale do Coruripe (ASPROVAC), segue até hoje (29)
Com a participação de dirigentes de entidades do setor sucroenergético e do agronegócio alagoano, além de gestores de instituições governamentais, teve início, nesta quarta-feira, 28, o Alagoas Cana Show - I Encontro de Abertura da Safra de Cana-de-Açúcar de Alagoas e Sergipe. O evento, promovido pela Associação dos Plantadores de Cana-de-Açúcar da Região do Vale do Coruripe (ASPROVAC), segue até hoje, 29, na Fazenda Paraná, zona rural do município de Coruripe, no litoral sul do estado.
“O evento foi criado diante da necessidade que sentimos no estado de ter esse espaço para os nossos parceiros. Neste encontro, conseguimos reunir todos os representantes da cadeia produtiva do setor canavieiro, além das classes política e empresarial. Todos reunidos com o intuito de alavancar o nosso estado e melhorar a nossa economia”, declarou Clovis Lemos Farias Filho, presidente da ASPROVAC, associação criada há 22 anos e que conta com 359 associados, os quais têm uma produção de 1,4 milhão de toneladas de cana. “Vale ressaltar que temos mais de 200 associados que produzem menos de mil toneladas de cana. A associação serve aos pequenos para que eles possam crescer”, reforçou.
Com uma programação técnica diversificada, o encontro, uma ação inédita em Alagoas, inclui cursos, debates e ciclos de palestras sobre melhorias para a produtividade da cana, conquistas e desafios do setor, além de debater as perspectivas para a safra 24/25, que teve início na segunda-feira passada pelas usinas Santo Antônio e Cooperativa Pindorama.
“Diante de um problema de canas curtas, por conta da falta de chuva que ocorreu, nossa expectativa para este novo ciclo da cana é repetir a moagem passada, que ficou em pouco mais de 19 milhões de toneladas de cana processadas. Se houver chuva no verão, ela pode chegar até aos 20 milhões de toneladas”, destacou o presidente da ASPROVAC.
O primeiro dia do encontro contou com a participação, por exemplo, do presidente do Sistema Faeal/Senar-AL, Álvaro Almeida; do diretor da usina Impacto, Manoel Cortez, representando o Sindaçúcar-AL; e da secretária de Estado da Agricultura e Pecuária, Aline Rodrigues, entre outras autoridades.
“A ASPROVAC está de parabéns pela realização deste evento. Sabemos das dificuldades de executar uma iniciativa deste porte, mas Alagoas precisava de um evento como esse. A ASPROVAC tenta resgatar o que nós sempre fomos, a pujança da cana-de-açúcar. É um encontro que reúne participantes de outros estados e que traz novas tecnologias, que é uma realidade. Hoje, temos que fazer mais com menos espaço e maior qualidade. Fornecedores de cana e usinas têm que pensar e caminhar juntos em defesa do setor”, afirmou Álvaro Almeida.
Até amanhã, o evento será o principal centro de debates sobre o setor sucroenergético, reunindo mais de 500 participantes. O encontro de abertura de safra é promovido pela ASPROVAC em parceria com a Organização de Associações de Produtores de Cana do Brasil (ORPLANA).