Agro

Comissão das Mulheres do Agro lançam programação de encontro estadual em outubro

O encontro será mais uma oportunidade de compartilhar conhecimentos, trocar experiências e fortalecer o protagonismo feminino no agronegócio alagoano

Por FAEAL Comunicação 03/09/2024 11h11
Comissão das Mulheres do Agro lançam programação de encontro estadual em outubro
Comissão das Mulheres do Agro lançam programação de encontro estadual em outubro - Foto: Assessoria

A Comissão das Mulheres do Agro de Alagoas reuniu jornalistas, radialistas, influenciadores digitais e formadores de opinião, na manhã desta segunda-feira (2), em um café da manhã de lançamento da programação do Segundo Encontro Estadual das Mulheres do Agro de Alagoas, que acontece no dia 30 de outubro, integrando a programação da Expoagro 2024. O encontro, que vai acontecer durante todo o dia no Fábrica de Eventos, no bairro de Jaraguá, será mais uma oportunidade de compartilhar conhecimentos, trocar experiências e fortalecer o protagonismo feminino no agronegócio alagoano. As inscrições são gratuitas e já estão abertas, para garantir sua vaga basta clicar aqui.

“Hoje é um dia muito importante para o Sistema Faeal/Senar, quando reunimos comunicadores, lideranças do agronegócio, gestores públicos e dirigentes de instituições. Mas eu queria destacar que o objetivo maior dessa comissão, que tem todo nosso apoio, é fazer um chamamento às mulheres, para que elas passem a integrar todas as entidades do agronegócio, como federações, sindicatos, associações. Dessa forma, elas passam a ter, cada vez mais, voz ativa nesse setor tão importante para o nosso país e para o nosso estado”, afirma Álvaro Almeida, presidente da Faeal.

O presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrar, Domício Silva, que também preside a Associação dos Criadores de Alagoas (ACA), falou na sequência e festejo o segundo evento exclusivo para as mulheres produtoras, dentro da programação da Expoagro. “O protagonismo feminino em todas as esferas do setor produtivo já é uma realidade há muito tempo e no agronegócio não poderia ser diferente. No ano passado reunimos cerca de 600 mulheres durante o primeiro encontro da Comissão das Mulheres do Agro, que esse ano deve levar mais de mil produtoras ao encontro do dia 30 de outubro”, diz.

A presidente da Comissão das Mulheres do Agro de Alagoas, que também preside o Sindicato Rural de Junqueiro, Morgana Tavares, falou sobre a importância do grupo para o avanço da participação feminina no campo. “A comissão nasceu em outubro de 2023, com o objetivo de valorizar a participação da mulher nas tomadas de decisões e liderança do agronegócio em Alagoas. Por isso é tão importante a participação de todas, para que possamos continuar abrindo portas e as produtoras rurais sejam cada vez mais reconhecidas pelos papéis que exercem, fortalecendo a nossa representatividade no setor produtivo”, defende.

A diretora do Sebrae Alagoas, Juliana Almeida, que também é produtora rural e representa a Comissão das Mulheres do Agro junto à CNA, apresentou a programação deste ano, que vai acontecer no próximo dia 30 de outubro. “Queremos levar à Fábrica de Eventos mais de mil participantes, já que este Segundo Encontro foi pensando com muito carinho, mas também com foco no que de melhor temos no cenário do agronegócio nacional e local, tendo as mulheres como protagonistas”, informa Juliana Almeida, que também apresentou números inéditos sobre a participação feminina no segmento.

O café da manhã foi encerrado com uma prestação de contas da analista do Sebrae, Camila Nascimento, que também faz parte da comissão e demonstrou o trabalho realizado no último ano de atuação das Mulheres do Agro. Além dos encontros regionais em Junqueiro, Novo Lino e Quebrangulo, as integrantes da comissão realizaram missões interestaduais, dias de campo, missões técnicas e encontros de alinhamento. As pautas abordadas foram diversificadas, como a participação feminina nas instituições (associações, federações, sindicatos, cooperativas); regularização de produtos para comercialização, dentre outras.

Programação


A programação do Segundo Encontro Estadual das Mulheres do Agro de Alagoas abordará temas que vão desde a inovação no agronegócio até a liderança feminina. Entre os principais destaques estão:

Palestra: A Participação Feminina no Agronegócio

Luciana Balbino, uma das “100 Mulheres Poderosas do Agro” pela revista Forbes, conhecida por transformar o interior da Paraíba com projetos comunitários, como o Restaurante Rural Vó Maria em Areia, será uma das palestrantes. Ela compartilhará suas experiências ao lado de Maria Júlia Baracho, CEO do Parque Engenho Triunfo e presidente da Comissão Estadual de Mulheres do Agro da Paraíba.

Painel: Inovação no Agronegócio

Mediado por Liza Bádue, gerente de Soluções e Inovação do Sebrae Alagoas, o painel contará com a participação de Juliane Blainski, fundadora da Maneje Bem, e Ana Carla de Oliveira Bueno, criadora do grupo Mulheres na Suinocultura, que discutirão soluções inovadoras e sustentáveis para o agronegócio.

Prestação de Contas da Comissão das Mulheres do Agro do Estado de Alagoas

Juliana Almeida, coordenadora da Comissão das Mulheres do Agro em Alagoas, Pollyana Bellotti, analista técnica do Sebrae-AL, e Luana Torres, superintendente adjunta do SENAR-AL, apresentarão as conquistas e desafios enfrentados pela comissão no último ano.

Painel: Damas do Pastoreio Voisin

Mediado pelo consultor internacional André Sorio, o painel contará com a presença de Elizabeth Lacava e Carol Souza, que compartilharão suas experiências com o Pastoreio Voisin, uma técnica agroecológica de manejo de pastagens.

Painel: Liderança Feminina que Transforma o Campo

Mediado pela especialista em Marketing e Comunicação com MBA em Inovação e Liderança, Fabrícia Carneiro, que também é gerente do Sebrae Alagoas, o painel contará com Karina Venâncio, técnica de campo do SENAR Alagoas, e outras líderes, discutirão o impacto da liderança feminina no desenvolvimento rural.

Palestra: A Importância da Liderança Sindical

Ida Beatriz Machado, também eleita uma das “100 Mulheres Poderosas do Agro” pela Forbes, fechará o evento com uma palestra sobre a relevância da liderança sindical para o fortalecimento do setor.