Agro

Intercâmbio une agricultores de todo Nordeste para conhecer modelos alagoanos

O evento teve início nesta quarta-feira, 4, e seguirá até a próxima sexta-feira (6)

Por Redação 04/09/2024 13h01 - Atualizado em 04/09/2024 14h02
Intercâmbio une agricultores de todo Nordeste para conhecer modelos alagoanos
Intercâmbio produtivo da Conag une agricultores de todo Nordeste para conhecer modelos alagoanos - Foto: Vinícius Rocha

Com o objetivo de fortalecer a troca de experiências, discussões acerca da comercialização de alimentos da agricultura familiar, a organização da produção e acessos à mercados, Alagoas está recebendo o Intercâmbio de Experiências, em uma iniciativa da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag) em parceria com a Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado de Alagoas (FETAG-AL).

O evento teve início nesta quarta-feira, 4, e seguirá até a próxima sexta-feira (6), com uma extensa programação que vai desde ciclo de palestras, passando por visitas a cooperativas nas regiões Norte e Sul de Alagoas e culminando em uma grande feira com produtos da região da Zona da Mata alagoana.

Durante o intercâmbio, que conta com participação de representantes da agricultura familiar de todos os estados do Nordeste, serão realizadas atividades voltadas para a análise das etapas de produção em que atuam as entidades participantes, além do debate sobre parcerias com outras organizações e as relações com os poderes públicos que atuam com a agricultura familiar. A programação detalha o Eixo II – Organização Social, Produtiva e Ambiental e o tema - Dinamização socioeconômica sustentável da agricultura familiar.

Arnaldo Brito, secretário de Políticas Agrícolas da Contag, explicou que a mobilização e articulação das organizações produtivas do movimento sindical tem trazido à discussão sobre comercialização para as cooperativas.

“Nós temos pensado na organização da produção a nível regional, como também na necessidade da agregação de valor, na agroindustrialização e principalmente na comercialização. Estamos com a representação de todos os estados do Nordeste, buscando trocar experiências e estabelecer políticas públicas eficientes para os produtores e suas demandas", disse.

Diretor de uma das principais cooperativas de Alagoas, Roberto Moura representou a União das Cooperativas da Agricultura Familiar e da Economia Solidária de Alagoas (Unicafes-AL) e abordou sobre a importância das discussões para o fortalecimento de toda cadeia.

"A Unicafes Alagoas tem sido persistente em discutir aquilo que é a base da agricultura familiar e também a economia solidária. A nossa participação hoje aqui é de fundamental importância para dizer que estamos aqui prontos, estendendo a mão para contribuir com o setor e para a agricultura familiar", disse Roberto.

“É necessário ter um equilíbrio na produção, na comercialização e com o meio ambiente”, acrescentou Moura.

Cícera Gomes, secretária da Fetag-AL, detalhou que os grupos presentes no intercâmbio vão conhecer unidades produtivas de cooperativas da região de Matriz do Camaragibe já nesta quarta-feira, e amanhã seguirão para o município de Piaçabuçu, no sul de Alagoas, para observar na prática os métodos da produção local

“Hoje iremos a Matriz e amanhã a Piaçabuçu, na sexta-feira estaremos aqui na feira da Fetag, e teremos uma diversidade de agricultores de vários municípios alagoanos que irão vender seu alimento diretamente da roça para os consumidores aqui da região", disse a secretária.

Foto: Vinícius Rocha