Agro

Na Expo Bacia Leiteira, produtores rurais aprimoram conhecimento com programação técnica

A programação da exposição segue contemplando toda a cadeia produtiva do leite, desde os pequenos produtores até as grandes indústrias de laticínios

Por BCCOM Comunicação 12/09/2024 17h05
Na Expo Bacia Leiteira, produtores rurais aprimoram conhecimento com programação técnica
O Parque Mair Amaral funciona diariamente das 8h às 22h - Foto: Assessoria

A 41ª Expo Bacia Leiteira tem se destacado em 2024 como um evento repleto de aprendizado para criadores, agricultores e profissionais do setor agropecuário. Nesta quinta-feira, 12 de setembro, o evento promoveu seu primeiro Dia de Campo, focado na produção de sorgo granífero. A atividade proporcionou aos visitantes uma experiência prática no campo de produção, com palestras ministradas pelos engenheiros Wagner Tompson e Otávio Taveira.

André Ramalho, um dos organizadores do encontro, destacou a relevância do tema para o setor. "A produção e o rendimento do sorgo granífero foram avaliados como uma alternativa rentável e sustentável. O sorgo pode ser utilizado tanto para a alimentação animal quanto na produção de etanol, mostrando sua versatilidade e potencial econômico", explicou Ramalho.

O espaço de disseminação de conhecimento da Expo Bacia Leiteira também brilhou em 2024 com o apoio do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), que organizou palestras e o curso FIC. As palestras magnas do dia abordaram temas essenciais, como "Desafios da Produção de Silagem nos Dias de Hoje", apresentada por Wagner Tompson, e "O Potencial da Bacia Leiteira: Desafios e Oportunidades para o Futuro", conduzida por Magno Abreu. Outras palestras incluíram "Uso de DDGS como Estratégia Nutricional", por Lucas Moreira; "Milho ou Sorgo: Qual a Melhor Escolha para Sua Propriedade?", com Gabriel Vieira; e "Agricultores, Saiba Como Financiar Seus Negócios com Crédito Bancário".

"Nosso compromisso é proporcionar conhecimento e inovação para o setor. A Expo Bacia Leiteira é uma vitrine para a produção de leite e derivados, além de incentivar os produtores a investir no manejo, genética, gestão e nas culturas consorciadas da região, buscando sempre uma sustentabilidade econômica para todas as faixas de produção", afirmou Magno Abreu.

A programação da exposição segue contemplando toda a cadeia produtiva do leite, desde os pequenos produtores até as grandes indústrias de laticínios. O evento conta ainda com uma área de negócios que reúne instituições financeiras, empresas do setor agropecuário, equipamentos agrícolas, tecnologia e a comercialização de animais.

Entre os destaques, estão os Pavilhões do Leite, da Agricultura Familiar (com a expansão do Armazém Alagoas e cooperativas ligadas à Unicafes-AL), de Artesanato, de Tecnologia e Inovação, além do Shopping dos Animais. A emocionante competição do Torneio Leiteiro da Agricultura Familiar também segue atraindo olhares, com a disputa de R$ 50 mil em prêmios para as vacas e novilhas de maior produção.

O Parque Mair Amaral funciona diariamente das 8h às 22h, preparado para receber visitantes e famílias com áreas de alimentação, passeios de animais e brinquedos infantis. A expectativa é que o evento repita o sucesso de edições anteriores, com um faturamento de até R$ 15 milhões em negócios.

Acompanhe a programação completa e as atividades da Expo Bacia Leiteira no Instagram: @expobacialeiteira.