Agro
Dia de campo vai debater cultura do amendoim tipo runner em AL
A atividade integra o circuito de fortalecimento da agricultura familiar voltadas ao Programa Selo Biocombustível Social
O 1º Dia de Campo sobre a introdução do amendoim tipo runner em Alagoas será realizado na próxima sexta-feira,20, no Sítio Lagoa Cavada, zona rural de Arapiraca-AL, a partir das 8h. O evento, que conta com o apoio da União das Cooperativas da Agricultura Familiar e da Economia Solidária de Alagoas (Unicafes-AL), vai apresentar o trabalho de cultivo e colheita realizados pelas cooperativas Cooperativa Agro Pecuária E Industrial De Arapiraca (CAPIAL) e a Cooperativa dos Produtores Rurais de Arapiraca (COOPERAL).
A atividade integra o circuito de fortalecimento da agricultura familiar voltadas ao Programa Selo Biocombustível Social.
Serão realizadas três palestras abordando o manejo da cultura e a importância do Selo Biocombustível Social, que visa agregar valor à produção familiar, oferecendo mais competitividade e sustentabilidade. O objetivo é apresentar o potencial do amendoim tipo runner na região, além de compartilhar informações técnicas e novas tecnologias.
Maria José Alves, presidente da Unicafes Alagoas, destaca o excelente desempenho do amendoim tipo runner, introduzido em Alagoas a partir de estudos conduzidos pelo Instituto Agronômico de Campinas (IAC), em São Paulo.
"Após um ciclo de pesquisa no IAC, começamos os testes com as variedades OL4, OL5, OL6 e IAC 505, que têm potencial de produzir mais de 6 mil quilos por hectare. A colheita segue sendo produtiva e a variedade runner, que é voltada para a produção industrial, confirmou suas qualidade precoce e de excelente teor oleico", afirma Maria José.
O projeto, que está sendo implementado em parceria com a CAPIAL, já conta com 24 hectares plantados. A expectativa é de uma safra de 150 sacos de amendoim em 150 dias. Francisco Souza, presidente da CAPIAL, ressalta que o plantio do amendoim traz diversificação de renda para os agricultores.
"Esse projeto é extraordinário, pois está transformando áreas antes ocupadas pela cana em espaços produtivos para o amendoim. É uma cultura rasteira e de grande potencial, que vai agregar valor econômico e fortalecer a sustentabilidade das famílias do campo", comenta Francisco.
O evento contará com a participação de cooperativas envolvidas no Selo Biocombustível Social, reforçando a importância da intercooperação no desenvolvimento da cultura do amendoim.
Programação das Palestras:
8h – Credenciamento
9h – Abertura
10h30 - Apresentação histórica e manejo do amendoim
Palestrante: Cinara Bernardo (Engenheira Agrônoma, Me. em Agricultura e Ambiente)
11h - Manejo de irrigação para o amendoim
Palestrante: Márcio Aurélio (Professor da UFAL, Dr. em Irrigação)
11h15- Soluções inovadoras para a agricultura familiar através de micro mecanização
Palestrante: Joelcio Carvalho (Presidente da empresa Live Farm)