Agro
Cana Show Alagoas traz novidades tecnológicas e se consolida no calendário do agro
O evento, organizado pelo vice-presidente da Faeal, Edilson Maia – agrônomo, produtor rural, pesquisador e inventor – teve o apoio da CanaOnline, de entidades ligadas à agricultura e de unidades bioenergéticas, como a Usina Caeté
Com a proposta de difundir tecnologia e inovação, a primeira edição do Cana Show Alagoas, realizado na Fazenda Santo Antônio, no município de São Miguel dos Campos, apresentou novas práticas de manejo que permitem produzir mais e melhor no campo. O evento, organizado pelo vice-presidente da Faeal, Edilson Maia – agrônomo, produtor rural, pesquisador e inventor – teve o apoio da CanaOnline, de entidades ligadas à agricultura e de unidades bioenergéticas, como a Usina Caeté.
O Cana Show, que contou com mais de 400 participantes, teve nove estações tecnológicas, 15 expositores e delegações de cinco países – incluindo o Brasil – e de vários estados da federação, além de registrar a presença de lideranças políticas, como o senador Fernando Farias, e do setor agropecuário e sucroenergético, como Álvaro Almeida e Aryl Lyra, respectivamente.
“O Cana Show tem o propósito de retribuir aos produtores a dedicação que cada um tem na sua lavoura por meio de novas tecnologias e vendo na prática tudo aquilo que ele gostaria de implementar no campo. Gosto muito de pensar tudo o que pode proporcionar às pessoas bem-estar. A proposta desse evento é levar as pessoas que estiveram presentes à oportunidade de desfrutar de conhecimento de forma tranquila. Essa é a nossa forma de trabalhar e contamos com parceiros importantes. O valor do conhecimento está na multiplicação”, destacou Edilson Maia.
“Edilson Maia é uma pessoa que vibra pelo nosso segmento. No Cana Show, ele demonstrou como produzir mais em um menor espaço, para que, com essa organização e qualificação da produção, a gente possa obter lucro. O produtor deve ficar atento às inovações para produzir com melhor qualidade e maior rentabilidade. Quem faz isso está ajudando a economia do estado e a sua própria sobrevivência. Um dia de campo como esse revigora a nossa categoria e fortalece o nosso segmento. Edilson Maia está de parabéns”, declarou o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Alagoas (Faeal), Álvaro Almeida.
“Temos que dar o devido louvor a Edilson Maia, que é empreendedor, inventor e inovador no agro alagoano, que irradia tecnologia para o Brasil. Podemos ver um conjunto dessa tecnologia sendo aplicada no dia a dia. A partir deste encontro, esperamos iniciar um novo ciclo de outros eventos que possam tratar de inovação e competitividade, além de entender esse desafio da transição climática”, afirmou Vinicius Lajes, superintendente do Sebrae-AL.
“Foi um encontro que superou as expectativas, reunindo pessoas interessadas na questão do agronegócio e, mais precisamente, no setor da cana. O evento atraiu participantes de vários países e de estados de várias regiões do Brasil, promovendo integração e troca de experiências. O plantio semimecanizado e mecanizado em Alagoas foi iniciado por Edilson Maia. O que existe de tecnologia no setor de cana está na Fazenda Santo Antônio”, afirmou Aryl Lyra, presidente do Grupo Carlos Lyra.
Na oportunidade, foram feitas demonstrações de pacotes tecnológicos por meio do uso de drones, tratores, equipamentos para fazer sucos e plantio mecanizados, além de equipamentos voltados para a irrigação, entre outros.
O evento será dividido em várias estações de visitação. “A primeira estação, dedicada ao plantio de cana Vertix, da Nuseed, utilizando o Mulch da ESCA e com irrigação por gotejo da Netafim, teve sua área preparada em julho”, informa Edilson Maia.
Na oportunidade, a empresa TT do Brasil apresentou a plantadora de cana picada automatizada TT8022, onde os participantes tiveram a oportunidade de conferir a máquina em ação, analisar o resultado do plantio e todas as operações simultâneas realizadas pela máquina. Uma área da Fazenda Santo Antônio foi transformada em um campo experimental de manejo ideal da cana-de-açúcar. No espaço, os visitantes conferiram práticas e tecnologias que podem contribuir para o aumento de produtividade e longevidade dos canaviais.