Agro
Dirigentes do setor sucroenergético participam do lançamento do livro `Cana de Tudo - Do Açúcar ao Infinito` em Pindorama
Para o presidente da Cooperativa Pindorama, Klécio Santos, o lançamento em Pindorama se autojustifica
Com a presença de empresários da agroindústria canavieira de Alagoas e de Pernambuco, além de dirigentes do setor agropecuário do estado, a Cooperativa Pindorama, localizada no município de Coruripe, filiada ao Sindaçúcar-AL, foi palco para o lançamento do livro Cana de Tudo - Do Açúcar ao Infinito da escritora paulista Luciana Paiva.
A solenidade, comandada pelo presidente da Cooperativa Pindorama, Klécio Santos, foi realizada, no Memorial René Bertholet, contando com a participação dos industrias Eduardo Queiroz Monteiro (Usina Utinga) e Marcos Maranhão (Usinas Santo Antônio e Camaragibe), entre outros dirigentes do setor, a exemplo do presidente do Grupo Carlos Lyra, Aryl Lyra.
O Livro Cana de Tudo - Do Açúcar ao Infinito conta a história da evolução do setor bioenergético, desde os engenhos de antigamente aos parques de bioenergia tecnológicos dos dias de hoje. "Esse é o maior levantamento jornalístico sobre a evolução do setor sucroenergético. Para levantar essas informações dessa transformação dos engenhos até os bioparques de energia, nós conversamos com mais de 100 especialistas do setor", contou a escritora.
Para o presidente da Cooperativa Pindorama, Klécio Santos, o lançamento em Pindorama se autojustifica. A empresa é parte da história do livro, por seu histórico de cooperativismo, associativismo, sustentabilidade e inclusão.
"Nossa Cooperativa tem dado contribuição importante à história do desenvolvimento surcroenegético de uma maneira que valoriza toda a cadeia produtiva, do pequeno ao grande produtor e toda a comunidade no entorno. Pensamos no progresso de forma coletiva, isso explica a simbiose entre nossa história e o olhar da escritora", afirmou.
“Ter escolhido em todo o Nordeste a Cooperativa Pindorama como palco para o lançamento de um livro que retrata o setor sucroenergético, é motivo de orgulho para todos nós fazemos parte da agroindústria da cana em Alagoas e destaca a importância do trabalho desenvolvido pela cooperativa. A Pindorama, uma das nossas empresas associadas, está de parabéns pelo reconhecimento mais eu merecido”, destacou o presidente do Sindaçúcar-AL, Pedro Robério Nogueira.
O evento contou ainda como a presença de empresários do setor de energia de outras regiões do país como Guilherme Nolasco - presidente da União Nacional do Etanol de Milho (Unem), entre outros.