Agro
Expo Bacia Leiteira homenageia criadores e personalidades com Comenda Mair Amaral
Foram escolhidos produtores, instituições e personalidades pela importante contribuição na realização da exposição e pelo fortalecimento da cadeia produtiva do leite
A 41ª Expo Bacia Leiteira, realizada entre os dias 11 e 15 de setembro no Parque Mair Amaral, em Batalha, reconheceu o trabalho de grandes nomes da pecuária de leite no Nordeste com a Comenda Mair Amaral, criada em homenagem ao pioneiro da pecuária leiteira no Nordeste. A honraria foi entregue este ano, pela primeira vez, em cinco categorias.
Foram escolhidos produtores, instituições e personalidades pela importante contribuição na realização da exposição e pelo fortalecimento da cadeia produtiva do leite:
Técnico: em reconhecimento ao trabalho do médico veterinário Rogério Madeiro, produtor de leite e responsável pela formação de milhares de inseminadores de todo o Nordeste, a partir da realização de cursos realizados no Parque Mair Amaral.
Instituição: a homenagem foi para IFAL Batalha pela formação de técnicos para o setor e pela efetiva participação na Exposição. O IFAL organiza palestras e leva seus alunos para o parque, que nos dias de exposição se transforma numa grande sala de aula.
Agricultura Familiar: a premiação foi para Patrícia Santos, primeira mulher ordenhadora em torneios leiteiros em Alagoas, cooperada da CPLA e produtora de leite que com seu pioneirismo tem incentivado outras mulheres a participar da exposição.
Personalidade: o título foi concedido à prefeita licenciada de Batalha, Marina Dantas, pelo seu papel na retomada da exposição e desenvolvimento da pecuária local. Marina, além de produtora de leite, tem importante trabalho no fortalecimento da bacia leiteira.
Produtor: Paulo Amaral foi escolhido pelo seu legado e importante contribuição à bacia leiteira e à exposição, sendo hoje um dos maiores produtores do Nordeste, além do trabalho de melhoramento genético reconhecido nacionalmente.
O destaque foi para Paulo Amaral, considerado o maior produtor de leite de Alagoas, que recebeu a Comenda Mair Amaral pela sua significativa contribuição ao setor. Paulo tem dado continuidade ao trabalho iniciado por seu pai, Mair Amaral, promovendo o melhoramento genético das raças leiteiras adaptadas ao clima nordestino.
Além do reconhecimento, o evento serviu para reafirmar o legado de Mair Amaral, que além de promover o melhoramento genético do rebanho nordestino, foi o responsável pela realização da primeira exposição agropecuária de Alagoas na década de 1950. Seu legado hoje é mantido por seus filhos e netos, que estão entre os maiores produtores de leite da região.
Reconhecimento
O governador Paulo Dantas, que participou da exposição em Batalha, destacou a importância da Expo para os mais de 18 mil produtores de leite da região. Segundo ele, a Bacia Leiteira de Alagoas, que produz aproximadamente 1,8 milhão de litros de leite por dia, é um dos maiores centros produtores do estado e um importante ponto de referência regional. “O evento conta com a participação de criadores e expositores de Pernambuco, Sergipe e até da Bahia”, destacou o governador.
Domício Silva, presidente da Associação dos Criadores de Alagoas (ACA), enfatizou o papel dos produtores no fortalecimento da bacia leiteira e, ao participar da entrega da comenda, destacou a trajetória de dedicação de Paulo Amaral à região e à pecuária de leite.
“É um exemplo de produtor, de líder de uma família, que por onde passa só trabalha para fazer o bem e o engrandecimento dessa região. Um grande exemplo para todos nós. O Paulo Amaral faz um trabalho de dedicação à atividade e ao melhoramento genético. Mesmo com a crise de leite e seca, nunca vi o Paulo desanimar. Sempre está otimista. Acredita na atividade e é por isso que é um vencedor na atividade”, disse.
Para Domício, foi um justo reconhecimento feito pela comissão organizadora da exposição: “Uma comenda muito mais que merecida. Começamos, eu muito novo ainda, e hoje sou presidente da Girolando Brasil. O Paulo está nesse trabalho desde o início. São essas pessoas que fazem a diferença na atividade do leite. É com muita alegria estar aqui como amigo, produtor de leite e presidente da Girolando, poder estar entregando essa comenda a esse baluarte do Girolando no Brasil”, descreveu Domício Silva, presidente da ACA.