Agro

Governo Paulo Dantas fomenta mecanização da agricultura familiar alagoana

Secretaria de Estado da Agricultura entregou novo trator que vai fortalecer produtores rurais, dessa vez no município de Junqueiro

Por Ascom Seagri 26/09/2024 12h12
Governo Paulo Dantas fomenta mecanização da agricultura familiar alagoana
Trator fornecido pelo Governo de Alagoas melhora a produtividade e versatilidade das operações no campo - Foto: Ascom Seagri

O governo Paulo Dantas segue avançando para a mecanização da agricultura familiar em Alagoas. A Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri) entregou mais um maquinário agrícola, desta vez na cidade de Junqueiro, na tarde de quarta-feira (25), no Povoado Ingá. Com investimento de R$ 233 mil, o novo trator fortalece a produção agropecuária de aproximadamente 400 famílias de agricultores do município durante o ano agrícola.

O secretário executivo da Agricultura Familiar, Ronaldo Targino, explica que o equipamento será fundamental para auxiliar no preparo do solo, dando condições favoráveis para a ampliação da produção, eficiência operacional com redução de custos e, consequentemente, aumentando a competitividade da agricultura familiar.

“A mecanização das atividades agrícolas é uma prioridade do governo Paulo Dantas, que este ano já investiu mais de R$1,5 milhão com a entrega de três tratores, uma retroescavadeira e uma escavadeira hidráulica. Com esta entrega, avançamos de forma significativa na mecanização da agricultura familiar, permitindo a execução de diversas tarefas com eficiência e facilidade, sobretudo para melhorar a qualidade de vida dos produtores”, destacou Targino.

O trator fornecido pelo Governo de Alagoas melhora a produtividade e versatilidade das operações no campo, trazendo conforto e segurança ao operador, além de aumentar a durabilidade do equipamento, garantindo um retorno sobre o investimento a longo prazo. O equipamento é moderno, cabinado e equipado com ar condicionado, tração 4x4, isolamento acústico e sistema de bloqueio do diferencial.

“Gostaria de agradecer ao governador Paulo Dantas, em nome de todos os agricultores aqui da região fumageira. No município, temos uma parceria muito grande com a agricultura familiar. Para atender os produtores, precisamos de dois tratores e, às vezes, tem a necessidade de ainda mais. Agora, chegou esse trator novo, que vai ajudar na preparação do solo, ajudando a toda região”, destacou o deputado André Silva, que participou da cerimônia de entrega do equipamento agrícola.

De acordo com o último Censo Agropecuário (2017), menos de 2% dos estabelecimentos de agricultura familiar em Alagoas possuem acesso a maquinários agrícolas. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em Junqueiro existem 1.289 estabelecimentos de agricultura familiar.

“A gente esperava muito e agora chegou esse presente. Vai desafogar a comunidade porque tínhamos um trator só para atender a região. Com esse trator, vamos ter mais disponibilidade, vai ser um gradeando e outro vindo atrás preparando o canteiro para plantar mandioca, macaxeira, fazendo o sulco para plantar o abacaxi”, afirmou o agricultor José Luiz.

Ele lembrou, ainda, que em julho, o governador Paulo Dantas inaugurou uma creche Cria no município, um instrumento importante tanto para o desenvolvimento educacional, quanto para o fortalecimento da agricultura familiar.

“O governador Paulo Dantas é o que mais vem fazendo pela agricultura de Junqueiro e de todo estado de Alagoas. A gente como agricultor temos uma creche Cria, onde temos a venda garantida. O agricultor planta e já tem a venda garantida com o PAA [Programa de Aquisição de Alimentos] e o PNAE [Programa Nacional de Alimentação Escolar]”, acrescentou o agricultor.

O secretário municipal de Agricultura de Junqueiro, Célio Roberto, reforçou a importância da chegada do trator para o desenvolvimento social e econômico dos produtores locais.

“Vai facilitar a produção dos agricultores, gerando emprego e renda no campo. O governador Paulo Dantas prometeu a chegada desse equipamento, promessa dada e cumprida. E só quem agradece é o homem do campo”, finalizou o secretário.