Agro
Expoagro 2024 tem programação de julgamentos para sete raças
Além de visualizar, em detalhes os animais, a competição promove um desfile de genética das fazendas de dentro e de fora do estado
Atração pontual nas edições da Exposição Agropecuária de Produtos e Derivados de Alagoas (Expoagro-AL), que vai acontecer no período de 25 de outubro a 3 de novembro, os julgamentos técnicos atraem dezenas de criadores para as avaliações das raças durante o evento. Além de visualizar, em detalhes os animais, a competição promove um desfile de genética das fazendas de dentro e de fora do estado.
As provas têm início na segunda-feira, 28 de outubro, e se encerram no sábado, 2 de novembro. Já se encontram confirmadas pela Associação dos Criadores de Alagoas (ACA), os julgamentos das raças: nelore pintado, nelore, sindi, gir leiteiro, girolando, santa inês e dos equinos mangalarga marchador. Neste ano, Alagoas promove mais uma estreia nas pistas com os julgamentos das categorias nelore pintado. No ano passado, o evento resgatou as disputas da raça Sindi.
A expectativa da Associação dos Criadores de Alagoas (ACA) é de que participem cerca de 200 animais, com participação de criadores alagoanos, além de pecuaristas dos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco.
Domicio Silva, presidente da ACA, informa que a Expoagro-AL receberá julgamentos ranqueados das raças girolando da Mega Leite Nordeste e da Raça Sindi. Na pista de Exposição dos ovinos santa Inês, a raça receberá a etapa Nacional do Santa Inês, contando com criadores de todo o país.
“Teremos julgamentos acirrados, onde se sobressaem a genética e qualidade técnica dos animais apresentados em pista. Submeter o rebanho ao julgamento é obter um termômetro bem como um selo de qualidade a mais para o trabalho de seleção genética perante ao mercado”, avaliou Domicio Silva.