Agro

Safra de arroz em Alagoas cresce 4% e governo investe em produtores

Ações fortalecem rizicultura no Baixo São Francisco e impulsionam economia local

Por Redação 11/10/2024 14h02 - Atualizado em 11/10/2024 14h02
Safra de arroz em Alagoas cresce 4% e governo investe em produtores
Ações fortalecem rizicultura no Baixo São Francisco e impulsionam economia local - Foto: Agência Alagoas

A produção de arroz em Alagoas está em crescimento, com previsão de alcançar 23,4 mil toneladas em 2024, um aumento de mais de 4% em relação ao ano anterior, que registrou 22.399 toneladas, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esse avanço é fruto de políticas públicas voltadas ao fortalecimento da rizicultura no estado, especialmente na região do Baixo São Francisco.

Para apoiar os produtores, o Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri), está realizando diversas ações nos municípios de Igreja Nova, Penedo e Porto Real do Colégio, áreas de plantio irrigado. “Estamos trabalhando para o desenvolvimento de toda a cadeia produtiva, gerando renda para as famílias de agricultores. Os dados mostram que as políticas públicas do governo Paulo Dantas têm gerado resultados e iremos fazer ainda mais”, afirma a secretária de Agricultura, Aline Rodrigues.

Entre as medidas adotadas, destacam-se a entrega de maquinários agrícolas e o lançamento do programa Cresce Alagoas, que oferece benefícios fiscais para empresas que compram arroz dos agricultores locais. Além disso, cerca de 60 toneladas de sementes serão distribuídas a 300 produtores familiares, fortalecendo a produção através do programa Planta Alagoas.

“Ao ampliar a produção, vamos ter um impacto na economia local, melhorando o atendimento à demanda interna e fazendo a diferença na vida dos produtores e das famílias alagoanas”, completa Aline.

Na última semana, a Seagri também promoveu capacitações técnicas em Igreja Nova, com palestras de especialistas. Lindomar Bispo, produtor de arroz do Distrito de Boacica, destacou a importância das ações: “Eu trabalhava com cana-de-açúcar e estou migrando parte dos meus lotes para o arroz. Essa ação do governo com a Seagri é excelente, com o apoio da Embrapa será importante para alavancar ainda mais a produção.”

Em parceria com a Embrapa Arroz e Feijão, o governo implantou uma lavoura experimental para testar novas cultivares. José Colombari, coordenador do Programa de Melhoramento Genético de Arroz da Embrapa, explica que o objetivo é trazer inovação e aumentar a produtividade. “Esperamos que, com os resultados das novas variedades, possamos ter melhor rentabilidade e grãos de altíssima qualidade para atender a demanda interna”, conclui Colombari.

*Com Ascom Seagri