Agro

Presidente da Asplana destaca que safra 24/25 segue dentro das expectativas do setor

O ciclo 24/25 conta com 14 usinas em funcionamento no estado

Por BCCOM Comunicação 11/10/2024 17h05
Presidente da Asplana destaca que safra 24/25 segue dentro das expectativas do setor
Edgar Antunes, presidente da Asplana - Foto: Assessoria

Com mais de 40 dias do início da safra 24/25, a moagem da cana segue a pleno vapor em Alagoas com todas as unidades industriais em operação. O novo ciclo teve início no dia 26 de agosto com as usinas Santo Antônio e Pindorama dando o pontapé inicial.

Com a expectativa de repetir os números da safra passada, quando foram beneficiadas mais de 19,3 milhões de toneladas de cana ou ampliar a produção e poder chegar a processar 20 milhões de toneladas, o ciclo 24/25 conta com 14 usinas em funcionamento.

“A safra vem caminhando bem com todas as unidades industriais em atividade. É importante destacar também que a ATR do campo está satisfatória. No cenário atual, ainda é cedo para definir o futuro da safra. Mas acreditamos que pelo menos devemos manter os números da moagem anterior”, destacou o presidente da Associação dos Plantadores de Cana do Estado de Alagoas – Asplana, Edgar Antunes.

De acordo com o dirigente do setor sucroenergético alagoano, que representa mais de sete mil fornecedores do estado, no momento atual, que é um período menos chuvoso, favorece a maturação da cana. “Isso reflete em um ATR bom para o começo de safra. O que nos dá esperança para que possamos ter uma ATR/média maior que já tivemos no ano passado”, reforçou.

Segundo dados repassados pelas usinas, copilados no boletim quinzenal de nº 02 e com posição acumulada da moagem até o dia 30 de setembro, do total de cana já esmagada, o que representa mais de 2,3 milhões de toneladas de cana, quase 880 mil foram de fornecedores.