Agro
Expoagro: santa inês é destaque de genética em seletiva para exposição Nacional
Ao todo 34 conjuntos participaram da seletiva, escolhendo 15 para a final, e apenas dois – uma fêmea e um macho – sairão campeões
Os julgamentos da raça santa inês na Exposição Agropecuária de Produtos e Derivados de Alagoas (Expoagro-AL) iniciaram nesta segunda-feira,28, no Parque da Pecuária, reunindo grande volume de exemplares fêmeas e machos. A competição é válida para a Exposição Nacional Santa Inês e a expectativa é que a prova receba cerca de 400 animais.
Antes de serem com conduzidos à pista oficial de prova, os criadores submeteram seus animais às etapas pré-classificatórias.
Segundo a comissão organizadora, a avaliação técnica prévia classificou os animais que vão participar do julgamento oficial da raça na Exposição Nacional, que é promovida pela Associação Brasileira dos Criadores dos Ovinos Santa Inês.
Jurado desde 1986, Joselito Barbosa, médico veterinário e jurado dessa categoria de ovinos, explica o objetivo da seleção, que é melhorar a raça a cada ano. “O progresso é comprovado pela quantidade significativa de criadores em todo o Brasil e pela qualidade genética apresentada em exposições e julgamentos”, apontou.
Joselito afirma ainda que os critérios utilizados para a avaliação seguem o padrão de uma cartilha modelo da raça, e que desse modelo se busca o protótipo que mais se aproxima do padrão ideal. “Naturalmente, estamos buscando o animal ideal, mas a cada dia os que se apresentam aqui vão se aproximando”, reflete o jurado com alegria.
Sobre a finalidade econômica da raça, o juiz afirma que se trata de uma raça desenvolvida no Nordeste, com fácil adaptação. A prova disso é seu desenvolvimento em países da América, como a Venezuela, na África e em outras partes do continente. “É uma raça que pode entrar no ciclo de reprodução todo mês. Outro destaque da raça é a qualidade da carne magra, muito utilizada em pratos mais elaborado”, afirma.