Agro
Expoagro: curso qualifica criadores para a apresentação e preparação do mangalarga marchador
O curso, que vai até sexta-feira, 1º de novembro, é ministrado por Fabiano Bitencourt, juiz credenciado pelo colegiado de avaliadores da Associação Brasileira dos Criadores de Cavalos Mangalarga Marchador (ABCCMM)

A 74ª Exposição Agropecuária de Produtos e Derivados de Alagoas (Expoagro-AL) deu o pontapé, nesta quarta-feira, ao curso de preparação e apresentação da raça equina Mangalarga Marchador. Promovido pela Associação Alagoana dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (AACCM), o curso reúne 30 participantes, com atividades acontecendo na pista central do Parque de Exposições de Animais José da Silva Nogueira, o Parque da Pecuária.
O curso, que vai até sexta-feira, 1º de novembro, é ministrado por Fabiano Bitencourt, juiz credenciado pelo colegiado de avaliadores da Associação Brasileira dos Criadores de Cavalos Mangalarga Marchador (ABCCMM). A atividade busca aprimorar as técnicas de apresentação dos animais, promovendo não apenas a estética, mas também o bem-estar animal.
“Esse curso é fundamental para que os participantes adquiram conhecimento sobre o preparo dos cavalos, melhorando seu potencial físico e garantindo uma apresentação de qualidade. O bem-estar dos animais é nossa prioridade, e um treinamento adequado contribui significativamente para isso”, afirma Bitencourt.
Ainda de acordo com o juiz da prova, o primeiro dia de atividade foi extremamente satisfatório e reforçou o domínio sobre o conhecimento morfológico e da genética do Mangalarga Marchador. “O cavalo bem treinado consegue evidenciar de forma natural as características peculiares da raça em uma exposição. Neste curso, estamos reforçando a caracterização da marcha, morfologia e apresentação ao jurado nas competições, incluindo critérios de marcha batida e marcha picada, além da doma”, afirmou Bitencourt.
A turma está entusiasmada e demonstrando grande comprometimento, refletindo o alto interesse por esse tipo de capacitação. “Tivemos uma excelente procura e as inscrições foram encerradas rapidamente, confirmando a demanda por aprendizado nesta área. Temos plena convicção de que compartilharemos bastante aprendizado”, disse o juiz.
