Agro
74ª Expoagro: Codevasf apresenta ações de desenvolvimento regional em municípios alagoanos
Estande apresenta ações como os investimentos na estruturação de cadeias produtivas, na bovinocultura leiteira, na apicultura na agricultura familiar e nos sistemas de abastecimento de água, estradas e pontes

Os resultados das ações da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) para o desenvolvimento regional dos municípios alagoanos poderão ser vistos no estande da empresa pública federal na 74ª Exposição Agropecuária de Produtos e Derivados de Alagoas (Expoagro) 2024, o maior evento do gênero no estado. Os destaques são as espécies de peixes produzidas no centro de aquicultura da Companhia e as abelhas utilizadas nas atividades de apicultura fomentadas pela Codevasf. O evento foi aberto na sexta-feira (25) e segue até o dia 03 de novembro.
No estande da Companhia, são apresentadas ações como os investimentos na estruturação de cadeias produtivas, na bovinocultura leiteira, na apicultura na agricultura familiar e nos sistemas de abastecimento de água, estradas e pontes.
Os visitantes também podem conhecer o trabalho de produção aquícola do Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Itiúba, centro científico e tecnológico da Codevasf em Porto Real do Colégio (AL), que atua na produção de espécies nativas para a revitalização de bacias hidrográfica e para o fomento da aquicultura como atividade econômica. Um aquário com espécies de peixes produzidas pelo centro de aquicultura da empresa pública é um dos destaques do estande, chamando a atenção dos visitantes, especialmente das crianças.

No local, ainda estão as ações para estruturação de cadeias e atividades produtivas e de serviços públicos em Alagoas. Somente em 2023, foram investidos cerca de R$ 78,3 milhões no repasse de máquinas e equipamentos para atividades como a agricultura familiar, a bovinocultura leiteira, a mandiocultura, a apicultura, entre outras, e também para estruturação de serviços públicos, como manutenção de estradas vicinais e barreiros.
Exposição de tratores, caminhões e kits de apicultura
Alguns desses itens estiveram expostos no estande como tratores, caminhões e kits de apicultura. Um painel de madeira trazia alguns exemplares da abelha Apis mellifera, popularmente conhecida como “africanizada”, criada por apicultores alagoanos para produção de mel e outros produtos apícolas.
O estande apresenta ainda a produção agrícola dos projetos públicos de irrigação mantidos pela Companhia em Alagoa como o Projeto de Irrigação do Boacica, em Igreja Nova (AL) e o Projeto de Irrigação do Itiúba, em Porto Real do Colégio (AL), onde se cultiva especialmente arroz e frutas.
Na avaliação do superintendente regional da Codevasf em Alagoas, João Paulo Tavares, a participação da Companhia na Expoagro é uma oportunidade para apresentar os investimentos da empresa pública federal para o desenvolvimento dos municípios alagoanos e também manter um canal de diálogo direto com população. “A Codevasf tem investido na estruturação de atividades produtivas, especialmente na produção rural, na agricultura familiar, na apicultura, na piscicultura, na bovinocultura leiteira. É fundamental prestar contas desses investimentos e o maior evento agropecuário de Alagoas é o melhor espaço para isso”, definiu.
Codevasf - Criada pela Lei nº 6.088/1974, a Codevasf é uma empresa pública federal, vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, responsável por promover ações de desenvolvimento regional em sua área de atuação. Em Alagoas, a Companhia atua em todos os 102 municípios alagoanos, beneficiando 3,1 milhões de habitantes do estado com a execução de políticas públicas associadas à infraestrutura, segurança hídrica, agricultura irrigada, revitalização de bacias hidrográficas e economia sustentável.
