Agro

Startups alagoanas elevam a sustentabilidade com tecnologia e garante 100% de automação de hortas hidropônicas

Com essa tecnologia, as comunidades atendidas poderão gerenciar as hortas através de um aplicativo, que também funcionará como um canal de suporte direto com a Amitis

Por Redação* 04/11/2024 12h12 - Atualizado em 04/11/2024 15h03
Startups alagoanas elevam a sustentabilidade com tecnologia e garante 100% de automação de hortas hidropônicas
A Amitis é uma startup alagoana de impacto socioambiental - Foto: Amitis

As hortas hidropônicas da Amitis, uma startup alagoana focada em impacto socioambiental, agora operam com um sistema de automação que otimiza 100% da irrigação e do controle de crescimento, melhorando os resultados das colheitas. Essa inovação foi possível graças à parceria com a AgroSinc, uma empresa especializada em gestão rural.

Com essa tecnologia, as comunidades atendidas poderão gerenciar as hortas através de um aplicativo, que também funcionará como um canal de suporte direto com a Amitis. Em três anos, a Amitis já evitou a emissão de mais de 464 toneladas de CO₂ e beneficiou mais de cinco mil pessoas, promovendo alimentação saudável e acessível e combatendo a insegurança alimentar em áreas urbanas de Alagoas.

Anteriormente, as hortas eram semiautomáticas, demandando mais tempo e trabalho manual. Com a nova automação, todos os processos, como a ativação da bomba de irrigação, serão controlados pelo aplicativo, tornando o sistema 100% automático. A diretora de Marketing da Amitis, Lilian Vicente, explica que sensores irão monitorar a umidade da casca de arroz e ativar a irrigação automaticamente a cada oito horas, garantindo melhores condições para o cultivo.

“Nossas hortas antes eram semiautomáticas, o exigia mais tempo de manutenção, precisava que alguém ligasse a bomba e tudo mais. Só que agora a gente quis implementar mais tecnologia e também inovação nas nossas hortas. Em parceria com a Agrosync, a gente desenvolveu um sistema de automação. Agora elas são 100% automáticas, então para ligar a bomba, fazer manutenção, tudo será pelo aplicativo no celular”, explica Lilian

Além de aumentar a eficiência e reduzir custos, o aplicativo permite um controle detalhado sobre a produção, facilitando a expansão da Amitis para outros estados e possibilitando o acompanhamento remoto. Com essa inovação, a startup se prepara para escalar suas operações sem a necessidade de presença física constante.

*Com informações do ALNB