Agro

Feira da agricultura familiar e da economia solidária acontece entre 29 de novembro e 1º de dezembro em Maceió

Evento vai comercializar produção da agricultura familiar e da economia solidária no estacionamento do Maceió Shopping, no bairro da Jatiúca

Por Bccom Comunicação 14/11/2024 14h02
Feira da agricultura familiar e da economia solidária acontece entre 29 de novembro e 1º de dezembro em Maceió
Agricultura familiar - Foto: Reprodução

Buscando impulsionar a produção da agricultura familiar de Alagoas e abrir novos espaços de mercado, a 1ª Feira Alagoana da Agricultura Familiar e da Economia Solidária (FAAFES) será realizada em Maceió/AL, de 29 de novembro a 1º de dezembro, no estacionamento do Maceió Shopping, no bairro da Jatiúca. A feira, que integra o “Circuito Nordestino de Feiras da Agricultura Familiar e Economia Solidária" é uma iniciativa do Consórcio Nordeste, em parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura (SEAGRI) e a Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Comércio, Indústria e Serviços (SEDICS), em conjunto com a Unicafes Nacional e Estadual.

Durante os três dias de evento, a feira contará com 35 estandes destinados à exposição e comercialização de produtos de empreendimentos da agricultura familiar, agricultores familiares individuais, cooperativas, associações e empreendimentos de economia solidária; além de cinco estandes institucionais de parceiros. A programação também incluirá rodas de conversa com temas técnicos voltados à agricultura familiar, atividades culturais e espaços para celebrar a identidade nordestina.

“O objetivo é proporcionar mais visibilidade à produção alagoana, promovendo os produtos agroindustrializados que representam a riqueza e a qualidade da agricultura familiar da região. Com o fortalecimento da agricultura familiar nas chamadas públicas, nossa intenção é abrir o mercado para os produtos das agricultura familiar também no setor privado, e assim fomentar o consumo consciente de alimentos regionais”, afirma a secretária de Estado da Agricultura, Aline Rodrigues.

De acordo com a secretária Aline Rodrigues, a iniciativa faz parte de um calendário de feiras regionais que será expandido em 2025. "A expectativa é que esse modelo de feira seja consolidado, com eventos estaduais e locais, promovendo continuamente a agricultura familiar e fortalecendo o acesso ao mercado", descreveu. Em breve, a Secretaria de Agricultura lançará o edital de inscrição para os agricultores e as iniciativas da economia solidária.