Agro

ASA apresenta novos programas de saneamento rural e produção de energia durante o X EnconASA

Esta edição do evento começou na segunda-feira (18), e segue até sexta-feira (22)

Por Redação 20/11/2024 17h05
ASA apresenta novos programas de saneamento rural e produção de energia durante o X EnconASA
. - Foto: João Noya/ASA

Percorridos 25 longos anos, o que a Articulação Semiárido Brasileiro (ASA) projeta para o futuro da região? As respostas serão apresentadas, nesta quarta-feira (20), no X Encontro Nacional da ASA (EnconASA) com o anúncio de novos programas. A plenária está marcada para às 14h30 na tenda Naidison de Quintella, principal espaço do encontro, na Praça do Giradouro, em Piranhas (AL).

Além da divulgação dos projetos inéditos, a ASA também irá formalizar iniciativas aprovadas recentemente em parceria com governos e organismos nacionais e internacionais. Todas serão submetidas à aprovação dos 500 delegados e delegadas, que representam os nove estados do Nordeste e de Minas Gerais.

Saneamento

Depois de ser pioneira na promoção do direito à primeira água (consumo humano) e à segunda (produção de alimentos), a ASA assume o desafio de contribuir com a implantação do sistema que garantirá a terceira água ou a “água do cuidado”. A nova proposta, intitulada de “Programa de Saneamento Rural da Rede ASA”, é resultado de uma construção que se intensificou nos últimos dois anos com a realização de debates, oficinas e visitas de campo.

Em linhas gerais, o saneamento rural apresentado pela ASA é um avanço nesse debate, uma vez que a rede destaca o reúso da água tratada para a produção de alimentos e, consequentemente, geração de renda. A proposta é baseada em experiências individuais e comunitárias de tratamento de águas cinzas, ou seja, provenientes de pias, ralos e banheiros, e de águas fecais associadas a sistemas agroflorestais no Brasil e em outros países.
A proposta da ASA está estruturada em sete componentes: Seleção de comunidades e famílias; Formação; Comunicação e recursos didáticos; Tecnologias; Controle social e incidência política; Produção agroecológica e recuperação de áreas degradadas; e Gestão, pesquisa e monitoramento. O programa de saneamento também estabelece “Protocolos de Manejo dos Sistemas de Tratamento de Esgoto e Reúso de Águas”.

Energia solar

Contrapondo-se ao modelo centralizador e predatório de geração de energias renováveis, a ASA apresenta à sociedade o Programa Um Milhão de Tetos Solares (P1MTS). O projeto inédito de produção descentralizada de energia fotovoltaica para o Semiárido deve beneficiar 4 mil famílias rurais em 60 municípios do Nordeste e de Minas Gerais na fase-piloto.

No período de 18 meses, a iniciativa prevê também a criação de dez fábricas-escolas para a produção dos paineis solares e outros componentes, e a capacitação de 200 jovens eletricistas. Para tirar o P1MTS do papel, a ASA estima um investimento de R$ 78,9 milhões.

O orçamento previsto inclui o custeio com seleção e cadastramento das famílias, capacitação dos beneficiários e técnicos, recursos humanos, visitas de intercâmbios, produção agroecológica, ações de controle social, gestão e acompanhamento.

Assim como o Programa Um Milhão de Cisternas (P1MC), que se tornou uma referência mundial na democratização do acesso à água, a ASA espera que o estado brasileiro possa aproveitar o maior potencial de irradiação global horizontal (5,49 kWh/m²) do país, e formular uma política pública verdadeiramente inclusiva.

Sobre o X EnconASA

O EnconASA é o principal espaço de construção de políticas públicas para o desenvolvimento e a promoção do bem-viver dos povos da região semiárida do Nordeste e de Minas Gerais. Esta edição do evento, que começou na segunda-feira (18) e segue até sexta-feira (22), tem como tema “Semiárido Vivo: por justiça socioambiental e democracia participativa”, e marca os 25 anos de atuação da ASA.

O encontro tem o apoio do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), da Prefeitura Municipal de Piranhas, da Cáritas Francesa e patrocínio da Fundação Banco do Brasil.


*Com Assessoria