Agro
1ª Feira Alagoana da Agricultura Familiar e da Economia Solidária é oficialmente lançada
O evento, promovido pelo Governo do Estado em parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), o Sistema Unicafes Nacional e Estadual, marca o início das atividades para a feira, que acontecerá de 29 de novembro a 1º de dezembro
A 1ª Feira Alagoana da Agricultura Familiar e da Economia Solidária foi lançada oficialmente nesta quinta-feira, 21, durante uma solenidade na Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics), em Maceió. O evento, promovido pelo Governo do Estado em parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), o Sistema Unicafes Nacional e Estadual, marca o início das atividades para a feira, que acontecerá de 29 de novembro a 1º de dezembro, no estacionamento do Maceió Shopping.
A solenidade contou com a presença das secretárias Alice Beltrão (Sedics) e Aline Rodrigues (Seagri), da vice-presidente da União das Cooperativas da Agricultura Familiar e da Economia Solidária de Alagoas (Unicafes-AL), Maria José Alves, além de representantes de entidades como Emater, Iteral, Caixa Econômica Federal, Fetag Alagoas e do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA).
O lançamento apresentou a programação e a estrutura da feira, que contará com 50 estandes para expositores do setor, além de espaços para entidades parceiras. Com funcionamento diário das 16h às 22h, a feira reunirá uma ampla variedade de produtos e atrações, incluindo palestras, apresentações culturais, rodas de conversa e o lançamento do Selo Biocombustível Social.
Entre os debates previstos, destaca-se a discussão sobre “O papel das mulheres na agricultura familiar: avanços e desafios”. "A feira será uma vitrine importante durante a Black Friday, aproveitando o grande fluxo de visitantes no shopping para promover os produtos da agricultura familiar e da economia solidária de Alagoas. Essa iniciativa reforça a comercialização desses produtos e aproxima as cooperativas e associações do mercado privado", destacou o secretário executivo do Cooperativismo, Associativismo e da Economia Solidária, Adalberon Sá Júnior.
Maria José Alves, vice-presidente da Unicafes-AL, destacou a importância de novos espaços comerciais para o segmento. "A agricultura familiar deu um grande passo no mercado institucional das compras públicas, mas também busca ampliar sua presença no mercado privado. Espaços como esta feira são fundamentais para que nossos agricultores mostrem a qualidade e a diversidade de seus produtos, construindo parcerias que fortalecem suas economias e garantem maior visibilidade para o trabalho que realizam no campo", disse.
A feira integra o "Circuito Nordestino de Feiras da Agricultura Familiar e Economia Solidária" e deverá reunir cerca de 50 empreendimentos, incluindo cooperativas, associações e grupos produtivos. Estima-se a participação de mais de 20 mil pessoas ligadas aos empreendimentos e 10 mil visitantes ao longo do evento.