Agro
Workshop destaca benefícios do Selo Biocombustível Social para a agricultura familiar
O evento, através de palestras sobre o Selo Biocombustível Social, ampliou conhecimento e promoveu o aprendizado sobre o programa, com foco nas novas oportunidades trazidas pela recente portaria do governo federal
O Workshop do Selo Biocombustível Social e o Cooperativismo na Atualidade realizado pela Cooperativa dos Agricultores Familiares de São José da Tapera (Coopcaf), em parceria com a Unicafes Alagoas, na sexta-feira, 22, em São José da Tapera, reuniu agricultores familiares da região do Sertão alagoano. O evento, através de palestras sobre o Selo Biocombustível Social, ampliou conhecimento e promoveu o aprendizado sobre o programa, com foco nas novas oportunidades trazidas pela recente portaria do governo federal.
O selo, que reconhece e valoriza a produção agrícola sustentável, agora permite a inclusão de diversas cadeias produtivas da agricultura familiar, ampliando as possibilidades de mercado e desenvolvimento econômico. A vice-presidente da Unicafes-AL, Maria José Alves, representou as cooperativas da agricultura familiar durante o evento, que também recebeu os secretários executivos de Estado da Agricultura Familiar e Cooperativismo, Adalberon Sá Júnior.
Para Verônica Gomes, presidente da Coopcaf, o workshop foi essencial para conscientizar os cooperados sobre o impacto positivo do selo na produção e na comercialização. “O selo tem um papel fundamental para a agricultura e para a nossa cooperativa. Com a expansão das possibilidades, podemos incluir novos gêneros, como os ovos caipiras, que são uma tradição forte na nossa produção”, destacou.
Além do Selo Biocombustível Social, a cooperativa aproveitou o encontro para debater o andamento do projeto de resgate da cultura do algodão, visto como uma nova oportunidade para engajar mais agricultores familiares no programa.
“O workshop foi um espaço de organização, planejamento e troca de ideias. A chegada da cultura do algodão representa a inclusão de mais famílias no programa, o que significa crescimento econômico e fortalecimento da nossa produção”, enfatizou Verônica Gomes.