Agro
Programação da 1ª Feira da Agricultura Familiar inclui rodas de conversa temáticas
O evento, que começa nesta sexta-feira (29) e segue até o domingo (1º de dezembro), será realizado das 16h às 22h no estacionamento do Maceió Shopping
Além de promover a exposição e comercialização de produtos, a 1ª Feira Alagoana da Agricultura Familiar e da Economia Solidária trará um espaço de diálogo aberto ao público por meio de Rodas de Conversa, que abordarão os setores da agricultura familiar e da economia solidária em Alagoas. O evento, que começa nesta sexta-feira (29) e segue até o domingo (1º de dezembro), será realizado das 16h às 22h no estacionamento do Maceió Shopping.
O primeiro dia de evento contará, a partir das 16h, com a palestra “O papel das mulheres na agricultura familiar”. Em seguida, às 17h, acontecerá o bate-papo “Juventude e economia solidária: potencialidades e futuro”, promovendo discussões sobre o papel dos jovens no setor.
A programação de bate-papo com o público de expositores e visitantes segue no sábado,30, com o tema “Acesso a crédito e oportunidades: Plano Safra da Agricultura Familiar”, às 16h. Logo após, às 17h, será realizada a roda de conversa com o tema “Selo Biocombustível Social – oportunidades e desafios para a inclusão da agricultura familiar”.
Com 50 estandes, a feira reunirá cooperativas de todo o estado, a exemplo da Coopaiba, Pindorama, CPLA, Coobapi, Capial e Cooperal, além de contar com a presença de instituições parceiras, como Sebrae Alagoas, Banco do Nordeste, Emater, Iteral, Seagri, Sedics e Unicafes-AL.
De acordo com o presidente da Unicafes Alagoas, Antonino Cardozo, o objetivo do evento é ampliar a participação dos produtos da agricultura familiar e da economia solidária no mercado, oferecendo mais oportunidades.
“A feira é de grande importância para as cooperativas, pois fortalece os laços entre produtores, compartilha conhecimentos e busca mais espaço no mercado privado. Hoje, Alagoas conta com uma agroindústria sólida impulsionada pelas cooperativas da agricultura familiar, e podemos avançar ainda mais nesse setor”, afirmou Antonino.
A Feira Alagoana da Agricultura Familiar é uma iniciativa do Consórcio Nordeste, em parceria com as Secretarias de Estado da Agricultura e Desenvolvimento, além da Unicafes Nacional e Estadual.