Agro

1ª Feira Alagoana da Agricultura Familiar e da Economia Solidária marca novo capítulo para o setor

Evento coloca Alagoas no circuito regional de feiras do Consórcio Nordeste

Por BCCOM Comunicações 03/12/2024 05h05
1ª Feira Alagoana da Agricultura Familiar e da Economia Solidária marca novo capítulo para o setor
. - Foto: Assessoria

A 1ª Feira Alagoana da Agricultura Familiar e da Economia Solidária chegou ao fim neste domingo, 1º de dezembro, com um balanço extremamente positivo, marcando um novo capítulo para o setor no estado. Realizado no estacionamento do Maceió Shopping, o evento reuniu cooperativas, associações e empreendimentos da economia solidária de 24 municípios alagoanos, com 50 estandes exibindo artesanatos, alimentos e outros produtos que destacam a riqueza e a diversidade da produção local.

A iniciativa foi promovida, em Alagoas, pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Econômico em parceria com a União das Cooperativas da Agricultura Familiar e da Economia Solidária de Alagoas (Unicafes-AL), contando com apoio do Sebrae. De acordo com o presidente da Unicafes-AL, Antonino Cardozo, a feira é um marco para Alagoas, que agora passa a integrar oficialmente o circuito regional de feiras da agricultura familiar promovido pelo Consórcio Nordeste em parceria com Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar.

"Essa é uma conquista extraordinária para o segmento da agricultura familiar e da economia solidária, que até então era o único na região sem uma iniciativa deste porte e propósito. A 1ª Feira Alagoana da Agricultura Familiar é muito mais do que uma vitrine para nossos produtos.. Essa conquista reflete o esforço coletivo de quem acredita na força do campo e na capacidade de transformação social que ele pode gerar”, disse Cardozo.

Além de movimentar a economia solidária, a feira proporcionou aos visitantes uma oportunidade única de conhecer, degustar e levar para casa itens que traduzem o dia a dia e a cultura das famílias agricultoras. Anderson Ferreira, de Igreja Nova, foi um dos expositores do evento. O agricultor, que pertence a Cooperativa dos Beneficiadores de Arroz do Povoado Ipiranga (COOBAPI), apresentou o Arroz Ipiranga, o único produzido pela agricultura familiar. A cooperativa lançou a nova embalagem do produto.

“Esses espaços e o contato com o público é essencial para o processo de divulgação e de ganho de simpatia do público por poder conhecer mais o nosso trabalho. Além do arroz, também foi sucesso no estande o bolo de arroz, já bastante conhecido, e também o arroz doce produzido pelo grupo de mulheres da nossa comunidade”, destacou.

Tradicional da região sul, do município de Piaçabuçu, a Cooperativa dos Agricultores Familiares e dos Empreendimentos Solidários (COOPAIBA) comemorou a consolidação dos seus produtos no mercado, com 16 itens em exposição, a exemplo dos derivados de coco, milho de pipoca, arroz e feijão. Além do mix de produtos a Coopaiba também levou para a feira as associações agregadas a sua comunidade: Super Bonita, Sabor Artesanal, Alecons Ambiental, Coopaiba Diesel e o Banco Comunitário É Da Gente.

Júnior Benitez, dirigente da Cooperativas, afirma que a cooperativa atua com foco nas demandas sociais e sob os pilares da inovação dentro do viés coletivo cooperativista. “A Coopaiba tem uma linha de atuação consolidada dentro da sua realidade, e inspira inovação. Trazendo sempre novas ideias e buscando intercooperação para solidificar seus projetos de geração de renda, ambiental e social”, aponta.

De acordo com o secretário executivo do Cooperativismo, Associativismo e Economia Solidária, Adalberon Sá Júnior, em um fim de semana marcado por campanhas como a Black Friday, o evento provou que a agricultura familiar pode ocupar grandes espaços, como o maior shopping de Alagoas, com relevância e autenticidade. "Nosso objetivo é manter as parcerias que viabilizaram essa primeira edição para consolidar a feira no calendário oficial de eventos de Alagoas. Essa iniciativa fortalece o setor, amplia oportunidades para os agricultores e aproxima a sociedade do universo da agricultura familiar”, disse.

A secretária de Agricultura, Aline Rodrigues, destacou a importância estratégica da feira para o setor. "A 1ª Feira Alagoana da Agricultura Familiar e da Economia Solidária simboliza o compromisso do estado com os agricultores e empreendedores que fazem a diferença em nossas comunidades. É uma iniciativa que não apenas abre portas para a comercialização, mas também fortalece a conexão entre o campo e a cidade, promovendo desenvolvimento e inclusão", afirmou.