Agro
Congresso da AMA reúne especialistas para debater futuro da agricultura em Alagoas
Setor produtivo do campo se fez presente para discutir os desafios e soluções
O segundo dia do Congresso dos Municípios Alagoanos trouxe ao centro das discussões o eixo temático “Agricultura”. Contando com a presença de técnicos e secretários municipais, especialistas debateram os desafios e avanços no setor agrícola, com foco na sustentabilidade, cooperação e desenvolvimento municipal.
As atividades começaram com a palestra “Agricultura em Alagoas – Programas e desafios para 2025”, ministrada por Joseane Castro, engenheira agrônoma e gerente de fortalecimento da Agricultura Familiar na Secretaria de Agricultura de Alagoas.“Apresentamos tanto as oportunidades quanto os desafios que enfrentamos em Alagoas, destacando os programas que desenvolvemos nas áreas agrícola e pecuária. Entre as iniciativas, estão a distribuição de sementes, a implantação de cisternas no semiárido, o programa de inseminação artificial em bovinos, entre outros. Também enfatizamos a importância do suporte técnico para alcançarmos melhores resultados, ressaltando a necessidade da parceria com as prefeituras”, afirmou Joseane.O debate seguiu com Moisés Leandro, diretor-presidente da EMATER, que abordou os serviços de assistência técnica e extensão rural, destacando a importância das parcerias entre os municípios para ampliar a produtividade e a sustentabilidade no campo.
A secretária de Estado da Agricultura, Aline Rodrigues, destacou que o espaço foi uma grande oportunidade para a pasta aproximar o contato com as bases dos municípios.
“Estamos aqui hoje, com nossos técnicos e a Emater, à disposição durante todo o dia para esclarecer dúvidas, compartilhar novidades e reforçar que a Seagri está de portas abertas. Queremos que todos saibam que podem contar com nosso apoio, seja para orientações ou na busca por recursos federais. Nosso objetivo é fortalecer ainda mais a agricultura e a pecuária no estado de Alagoas”, destacou a titular da Seagri.
O período da tarde foi marcado por um debate essencial sobre o papel do cooperativismo como instrumento de desenvolvimento econômico e social nos municípios. O palestrante Adalberon Sá Júnior, secretário executivo de Cooperativismo e Economia Solidária de Alagoas, enfatizou a relevância da articulação coletiva para fomentar a economia solidária e fortalecer políticas públicas voltadas ao setor. Durante sua apresentação, foi lançada a cartilha “Orientações para Implantação de uma política pública municipal de apoio ao cooperativismo e à economia solidária”.
“Todo recurso que entra tem que ser reinvestido na cooperativa, como qualquer empresa. Cooperativa é um negócio e não uma associação ou organização não social. Criação pelo município da lei do cooperativismo é fundamental e todo processo tem o apoio do governo através da secretaria de desenvolvimento”
O Congresso
O Congresso dos Municípios Alagoanos, promovido pela Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), segue como um espaço fundamental para troca de experiências e fortalecimento da gestão pública. Com mais de 80 palestras distribuídas em 16 eixos temáticos, o evento reúne cerca de 2.500 participantes e é totalmente gratuito. A programação destaca-se por sua pluralidade, contemplando áreas essenciais para o desenvolvimento municipal e promovendo a integração entre gestores e equipes técnicas.
O evento é realizado com o apoio de importantes patrocinadores, como Banco do Brasil, BLL, BNC, Caixa, Coesa, Conisul, Desk Móveis, Editora Futura, Êxito, Fonte de Preços, GetConnect, Governo de Alagoas, Governo Federal, IBR, Igeduc, Igespe, Igov, Imap, L2D, Licita Net, Modificar, Nexsolar, Pautar Licitações, Portal de Compras, Pregoeiro Summit, Sebrae, Star Gov, TCE/Escola de Governo, Terzo, Wap e Yantec. O apoio essencial de empresas como Acione, Amaru e Capemisa também reafirma o compromisso conjunto pelo desenvolvimento sustentável e eficiente das gestões municipais.