Agro
Alagoas adere ao Programa de Alimentos Saudáveis junto ao Consórcio Nordeste
Comitiva alagoana esteve em Salvador (BA) para participar das discussões para fortalecimento da agricultura familiar
A secretária de Estado da Agricultura e Pecuária, Aline Rodrigues, e o secretário executivo de Agricultura Familiar, Ronaldo Targino, estiveram presentes nas reuniões do 23º Fórum Eugênio Peixoto da Agricultura Familiar do Nordeste e da 30ª Câmara Temática da Agricultura Familiar, ambos do Consórcio Nordeste, que ocorreram de quarta-feira (11) até esta sexta-feira, em Salvador.
Durante o fórum, realizado nos dias 11 e 12 de dezembro, foram tratadas estratégias com a temática “Alimento e Território: articulação e integração de políticas públicas para o abastecimento alimentar no campo e nas cidades do Nordeste do Brasil”.
“Nossa agricultura familiar compreende 50% da produção da agricultura familiar em todo o Brasil. Isso mostra o potencial da produção desses agricultores familiares e, nós, enquanto Estado, temos desenvolvido ações para justamente fortalecer e fomentar a produção, seja de forma local ou junto à Câmara Temática da Agricultura Familiar. Em Alagoas, os programas de inclusão produtiva e a assistência técnica e extensão rural são essenciais para a produção da agricultura familiar”, destacou a secretária Aline Rodrigues.
Na quarta (11), foi realizado o lançamento do Programa de Alimentos Saudáveis do Nordeste (PAS Nordeste), com a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica e dos Termos de Compromissos pelos Ministérios e secretarias estaduais de Agricultura Familiar de todo o Nordeste.
O programa é uma iniciativa do Consórcio Nordeste, através da Câmara Temática da Agricultura Familiar. Em Alagoas, serão seis territórios beneficiados com a ação, incluindo o Alto e Médio Sertão,
Mata Alagoana, Litoral Norte, Agreste e Bacia Leiteira. Ao todo, 72 municípios serão atendidos pelo PAS NE, que tem objetivo de aumentar a produção e o consumo de alimentos saudáveis por meio de uma organização estratégica das políticas dos governos federal e estaduais.
“Ao priorizar a produção e distribuição de alimentos saudáveis, o programa fortalece a agricultura familiar, assegura a qualidade da alimentação e valoriza os pequenos produtores do nosso estado. Além de combater a fome, o PAS Nordeste contribui para a conscientização sobre a importância de uma alimentação saudável e acessível para todos, transformando realidades e impulsionando o desenvolvimento das nossas comunidades rurais”, ressaltou o secretário executivo de Agricultura Familiar, Ronaldo Targino.
A reunião da CTAF, realizada nesta sexta (13), discutiu a estratégia coletiva do Nordeste para fortalecimento da agricultura familiar, debatendo a instalação do Centro de Distribuição (CD) compartilhado para produtos da agricultura familiar em São Paulo e abertura de diálogo com a Embrapa para transferência de tecnologias em escala para o Nordeste.