Agro

Alagoas adere ao Programa de Alimentos Saudáveis junto ao Consórcio Nordeste

Comitiva alagoana esteve em Salvador (BA) para participar das discussões para fortalecimento da agricultura familiar

Por Ascom Seagri 14/12/2024 11h11
Alagoas adere ao Programa de Alimentos Saudáveis junto ao Consórcio Nordeste
Programa é uma iniciativa do Consórcio Nordeste, através da Câmara Temática da Agricultura Familiar - Foto: Ascom Consórcio Nordeste

A secretária de Estado da Agricultura e Pecuária, Aline Rodrigues, e o secretário executivo de Agricultura Familiar, Ronaldo Targino, estiveram presentes nas reuniões do 23º Fórum Eugênio Peixoto da Agricultura Familiar do Nordeste e da 30ª Câmara Temática da Agricultura Familiar, ambos do Consórcio Nordeste, que ocorreram de quarta-feira (11) até esta sexta-feira, em Salvador.

Durante o fórum, realizado nos dias 11 e 12 de dezembro, foram tratadas estratégias com a temática “Alimento e Território: articulação e integração de políticas públicas para o abastecimento alimentar no campo e nas cidades do Nordeste do Brasil”.

“Nossa agricultura familiar compreende 50% da produção da agricultura familiar em todo o Brasil. Isso mostra o potencial da produção desses agricultores familiares e, nós, enquanto Estado, temos desenvolvido ações para justamente fortalecer e fomentar a produção, seja de forma local ou junto à Câmara Temática da Agricultura Familiar. Em Alagoas, os programas de inclusão produtiva e a assistência técnica e extensão rural são essenciais para a produção da agricultura familiar”, destacou a secretária Aline Rodrigues.

Na quarta (11), foi realizado o lançamento do Programa de Alimentos Saudáveis do Nordeste (PAS Nordeste), com a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica e dos Termos de Compromissos pelos Ministérios e secretarias estaduais de Agricultura Familiar de todo o Nordeste.

O programa é uma iniciativa do Consórcio Nordeste, através da Câmara Temática da Agricultura Familiar. Em Alagoas, serão seis territórios beneficiados com a ação, incluindo o Alto e Médio Sertão,

Mata Alagoana, Litoral Norte, Agreste e Bacia Leiteira. Ao todo, 72 municípios serão atendidos pelo PAS NE, que tem objetivo de aumentar a produção e o consumo de alimentos saudáveis por meio de uma organização estratégica das políticas dos governos federal e estaduais.

“Ao priorizar a produção e distribuição de alimentos saudáveis, o programa fortalece a agricultura familiar, assegura a qualidade da alimentação e valoriza os pequenos produtores do nosso estado. Além de combater a fome, o PAS Nordeste contribui para a conscientização sobre a importância de uma alimentação saudável e acessível para todos, transformando realidades e impulsionando o desenvolvimento das nossas comunidades rurais”, ressaltou o secretário executivo de Agricultura Familiar, Ronaldo Targino.

A reunião da CTAF, realizada nesta sexta (13), discutiu a estratégia coletiva do Nordeste para fortalecimento da agricultura familiar, debatendo a instalação do Centro de Distribuição (CD) compartilhado para produtos da agricultura familiar em São Paulo e abertura de diálogo com a Embrapa para transferência de tecnologias em escala para o Nordeste.