Agro
Preço do milho no mercado interno segue firme em dezembro
Suporte das cotações vem sobretudo da retração de vendedores
Os preços do milho seguem firmes na maioria das regiões acompanhadas pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). Na região de Campinas (SP), a cotação na sexta-feira (13/12) estava em R$ 72,93, uma queda diária de 0,44%, mas em dezembro a alta acumulada é de 0,22%.
De acordo com o Cepea, o suporte vem sobretudo da retração de vendedores. Aqueles ativos, por sua vez, pedem valores maiores, atentos à oferta limitada neste período do ano, quando parte dos armazéns, cerealistas e transportadoras entra em recesso.
Do lado dos consumidores, uma parcela relata dificuldades em recompor estoques e, com isso, precisa pagar os valores maiores para conseguir adquirir o cereal, conforme explicam pesquisadores do Cepea.
Em relação à safra 2024/25, apesar de ter iniciado atrasada e com preocupações ligadas à falta de chuvas, o retorno das precipitações trouxe otimismo quanto à produção brasileira. O último relatório da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) aponta que o volume agregado de milho para 2024/25 deve somar 119,63 milhões de toneladas, o que representaria um incremento de 3,4% frente ao de 2023/24.