Agro
Confira os melhores cafés do Brasil em 2024
Grãos produzidos no país se destacaram em competições nacionais e internacionais
Com o café no topo do ranking de alimentos mais consumidos no Brasil, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o gosto e também a curiosidade dos consumidores pela bebida ficam ainda mais em evidência.
E, neste ano, foram muitas as conquistas nacionais e internacionais de grãos produzidos em fazendas brasileiras com sabores únicos e muita história. Confira na lista abaixo quais conquistaram o paladar e o olfato dos jurados.
Fazenda Serra do Boné
A propriedade em Araponga (MG) faturou o ‘Best of the Best’ de melhor café do mundo no Prêmio Internacional Ernesto Illy, uma das principais condecorações de qualidade da bebida. No evento, o júri destacou o produto como cremoso, doce e encorpado, com equilíbrio de aromas de frutas frescas, tons de caramelo, notas sutis de açúcar mascavo e um final persistente de chocolate com notas florais de jasmim.
Bioma Café
O café cultivado em Campos Altos (MG) pela M&F Coffee ficou em primeiro lugar na categoria experimental do Cup of Excellence 2024, o mais importante concurso do setor no mundo e conhecido como ‘Oscar do Café’, ao alcançar 93,14 pontos na escala até 100. A bebida está incluída na lista daquelas que passaram por algum processo de fermentação induzida, com ou sem adição de leveduras comerciais.
Sítio Santa Luzia
Ainda no Cup of Excellence 2024, o café produzido em Cristina (MG), município da Serra da Mantiqueira, por Ronaldo da Silva, venceu a categoria via seca (ou natural), onde o grão, que pode ser lavado ou não após a colheita, é totalmente seco com casca em terreiro ou por meio de um secador. Na pontuação total, ele recebeu 92,32 (também na escala até 100) e, após o terceiro lugar em 2023, celebrou muito a conquista.
Fazenda Sobro e Bonito de Cima
Com a pontuação total de 91,93 (na escala até 100), o produto mineiro de Coromandel, na região do Cerrado, ganhou na categoria via úmida, onde participaram grãos descascados ou despolpados. Assim como os anteriores, o café produzido por Vitor Marcelo Queiroz Barbosa foi considerado ‘presidencial’ por ultrapassar os 90 pontos na Cup of Excellence.
Sítio Campo Azul
Paulo Roberto Alves, de Divino de São Lourenço (ES), garantiu o primeiro lugar da categoria arábica no Coffee of the Year 2024 (COY), prêmio realizado na Semana Internacional do Café (SIC), em Belo Horizonte. O grão do produtor teve 90,25 pontos nas avaliações.
Sítio do Pedrão
Os grãos produzidos na propriedade localizada em Jerônimo Monteiro (ES), de Antônio César Demartini Landi, foram os campeões da categoria conilon no prêmio Coffee of the Year 2024 com 86,42 pontos.
Fazenda Chité Pedreiras
Ormindo Francisco Nandorf, de Santa Teresa (ES), é o produtor do melhor café conilon no Prêmio de Cafés Especiais do Espírito Santo. A bebida brasileira recebeu a nota 92,88 na terceira edição do concurso que avalia a qualidade do grão de forte amargor e mais intensidade e cafeína que o arábica. O Estado do Sudeste é o maior produtor desta variedade no Brasil, conforme o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).
Fazenda Córrego Pinheiros
O campeão da categoria arábica no Prêmio de Cafés Especiais do Espírito Santo em 2024 foi Marcos Antônio Costa, de Brejetuba. A bebida recebeu nota 92,79 dos jurados e garantiu o pódio no Palácio Anchieta. O grão é cultivado entre 600 metros a 2 mil metros de altitude e considerado nobre pelo sabor suave e naturalmente adocicado e o aroma frutado.
Coocacer Araguari
Em 2024, o produtor mineiro Pedro Mestrinier venceu o Campeonato Brasileiro Blends de Café, faturando R$ 7 mil. A competição organizada pela Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) destaca o café blendado, que é a combinação de grãos diferentes para a produção de uma bebida. “Pude colocar toda a minha paixão e dedicação em criar o blend perfeito, equilibrando sabores, aromas e texturas que contam uma história única em cada xícara”, destaca o campeão.