Agro
Seagri promove I oficina do Programa de Cisternas de 2025
Secretária Aline Rodrigues destaca a importância da implantação de cisternas no semiárido alagoano
Para garantir uma transformação social na vida das famílias dos produtores rurais da região do semiárido alagoano, a Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri) promoveu nesta segunda-feira (13), a I oficina do Programa de Cisternas 2025. O encontro reuniu as entidades credenciadas na chamada pública do edital 01/2024.
Além de capacitar e discutir o plano de trabalho das instituições, a oficina ministrada pela equipe da Superintendência de Inclusão Produtiva da Seagri (Supip), possibilitou um intercâmbio de aprendizados e troca de conhecimentos sobre a execução do programa de cisternas no estado.
De acordo com a secretária de Estado da Agricultura e Pecuária, Aline Rodrigues, este momento de capacitação com as entidades credenciadas reforça o compromisso da Seagri com os produtores familiares da região do semiárido alagoano.
“Esta atividade é apenas o início das inúmeras estratégias traçadas para ocorrerem em 2025. O nosso compromisso é proporcionar o maior acesso à água de qualidade para os alagoanos. Junto ao governador Paulo Dantas, vamos garantir a segurança hídrica para quem mais precisa por meio da universalização da água. A construção dessas cisternas vai transformar a vida desses sertanejos que buscam uma água de qualidade”, afirmou a gestora da pasta.
Neste ano, serão construídas e implementadas 1554 cisternas de 16 mil litros de 1ª água para consumo humano ou de produção para uso individual ou coletivo das famílias nos municípios de Belo Monte, Piranhas, Campo Grande, Olho D’Água Grande e Palmeira dos Índios. Esta tecnologia social e de baixo custo são instaladas ao lado da casa das famílias rurais, proporcionando uma facilidade no acesso.
Na ocasião estiveram presentes a Associação dos Agricultores Alternativos (Aagra), a Cooperativa Agropecuária Regional de Palmeira dos Índios (Carpil), a Cooperativa de Pequenos Produtores Agrícolas dos Bancos Comunitários de Sementes (Coopabacs) e o Instituto Terra Viva (ITV). Ao longo do ano, outras edições da oficina de cisternas serão realizadas para facilitar o acompanhamento e eficácia da instalação das cisternas.