Agro
Secretaria de Agricultura apresenta resultados do Alagoas Mais Arroz
Evento que acontecerá no Palácio República dos Palmares também apresentará a Câmara Setorial da Rizicultura
A Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri) realiza mais uma etapa do programa Alagoas Mais Arroz com apresentação dos resultados de investimentos realizados em 2024. O programa atende os produtores alagoanos da região do Baixo São Francisco, beneficiando a cadeia produtiva do arroz no estado. A solenidade ocorre nesta terça-feira (28), às 15h30, durante solenidade no Salão Aqualtune, no Palácio República dos Palmares.
Na oportunidade, também será criada a Câmara Setorial da Rizicultura do Estado de Alagoas, que vai formalizar a representatividade dos interesses dos produtores de arroz junto ao poder público estadual, num ambiente de trocas de experiência, conhecimentos, desenvolvimento e implementação de políticas públicas.
O Alagoas Mais Arroz, que também integra o programa Planta Alagoas, é um pacote de ações para estimular o crescimento e fortalecimento da rizicultura alagoana, compreendendo orientação, assistência técnica e acompanhamento do plantio; distribuição de sementes; fomento para produção; a mecanização agrícola; benefícios fiscais que atendem a cadeia produtiva da rizicultura; treinamentos e capacitações de produtores locais, técnicos e extensionistas que atuam nos plantios irrigados na região que compreende os municípios de Penedo, Igreja Nova e Porto real do Colégio.
Visita técnica
Nas estratégias de fomento à cadeia produtiva da rizicultura, a Seagri firmou parceria com a Embrapa Arroz e Feijão (GO) para avaliar o potencial de produção da região do Baixo São Francisco. Entre as ações iniciadas da etapa Alagoas Mais Arroz, ocorreu em 2024 a implantação de parcela demonstrativa no município de Igreja Nova com novas variedades genéticas com a cultivares BRS A704, BRS A705 e BRS A706 CL.
Durante a solenidade em Maceió, os pesquisadores da Embrapa irão apresentar as principais avaliações de desempenho observadas. Na quarta-feira (29), será realizada uma visita técnica à parcela demonstrativa para discussão das diferentes variedades de arroz, promovendo aprimoramento técnico no manejo da rizicultura irrigada na região do BSF.