Agro

Usinas ultrapassam 13,5 mi de toneladas de cana processadas

Dados foram divulgados pelo Sindaçúcar-AL, por meio do boletim quinzenal nº 09

Por BCCOM Comunicação 26/01/2025 13h01
Usinas ultrapassam 13,5 mi de toneladas de cana processadas
Dados são divulgados pelo Sindaçúcar-AL, por meio do boletim quinzenal nº 09 - Foto: BCCOM Comunicação

A safra 24/25 segue a pleno vapor em Alagoas. Dados divulgados pelo Sindaçúcar-AL, por meio do boletim quinzenal nº 09, elaborado pelo departamento Técnico da entidade, apontam que foram processadas mais de 13,5 milhões de toneladas de cana pelas 15 unidades industriais em operação no estado.

Com a posição acumulada da moagem até o dia 15 de janeiro, o boletim informa que a quantidade de cana beneficiada - face ao mesmo período do ano passado -, quando haviam sido esmagadas 13,1 milhões de toneladas de cana, registrou uma variação positiva de 2,9%.

Segundo o levantamento técnico, das 15 usinas em atividade, quatro tiveram uma quantidade de cana menor que o registrado até a primeira quinzena de janeiro de 2024, oscilando de - 0,9% até - 79,4%.

Mix

O boletim destaca ainda que foram produzidas 1,2 milhão de toneladas de açúcar dos tipos VHP e cristal. Em comparação ao mesmo período do ciclo passado, quando o acumulado era de pouco mais de um milhão de toneladas, houve um crescimento de 21,1%.

Com uma safra açucareira, a produção acumulada de etanol (anidro e hidratado) foi de 309.104 milhões de litros do biocombustível. Ante a moagem passada, quando até primeira quinzena de janeiro o acumulado era de 304.219 milhões de litros, a variação positiva foi de apenas 1,6%.

A safra 24/25 teve início na segunda quinzena de agosto do ano passado, completando neste mês de janeiro cinco meses de operação. O pontapé para o novo ciclo da cana em Alagoas foi dado pelas usinas Pindorama e Santo Antônio.