Agro
Seagri assegura apoio do Governo Federal para programas de inclusão produtiva
Planta Alagoas, Alagoas Mais Arroz, mecanização agrícola e Programa de Alimentos Saudáveis receberão aporte financeiro
O secretário executivo de Agricultura Familiar, Ronaldo Targino, participou, na terça (4) e quarta-feira (5), em Brasília, da 31ª Reunião da Câmara Temática da Agricultura Familiar e do encontro com o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias. Ele esteve, ainda, nas reuniões com a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) e o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MDR).
No MDS, os secretários da Agricultura Familiar dos estados nordestinos propuseram um plano de criação de unidades de beneficiamento em cada território inserido no Programa de Alimentos Saudáveis do Nordeste - PAS Nordeste. O Consórcio Nordeste firmou parceria com a Embrapa para aplicação do projeto ‘Ovo Limpo’ nas unidades territoriais.
O projeto-piloto atrelado ao programa terá início com a instalação de unidades para beneficiamento de ovos em cada um dos territórios, ajudando a garantir mercado para a produção local.
“Estamos levando notícias muito positivas para os agricultores familiares alagoanos. O ministro Wellington Dias aprovou a iniciativa, que estará unida ao Fomento Rural, e isso vai garantir a produção e também o acesso a mercados. A Câmara Temática pleiteou R$ 12 milhões para a execução do projeto, que está inserido no PAS Nordeste, e Alagoas contará com mais de R$ 1 milhão em recursos para a instalação das unidades de beneficiamento”, explicou o secretário executivo Ronaldo Targino.
Adesão
Em dezembro de 2024, a secretária de Agricultura de Alagoas, Aline Rodrigues, aderiu ao programa PAS NE, com a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica e dos Termos de Compromissos pelos Ministérios e Secretarias Estaduais de Agricultura Familiar de todo o Nordeste.
Em Alagoas, a iniciativa irá beneficiar seis territórios com a ação, incluindo o Alto e Médio Sertão, Mata Alagoana, Litoral Norte, Agreste e Bacia Leiteira. Ao todo, 72 municípios do estado serão atendidos.
Apoio aos programas Planta Alagoas e Alagoas Mais Arroz
Na CONAB, o secretário executivo Ronaldo Targino foi recebido pelo diretor-executivo de Política Agrícola e Informações, Sílvio Porto, para apresentar os resultados da etapa Alagoas Mais Arroz, com ações do Governo de Alagoas que tiveram início ainda em 2024 na região do Baixo São Francisco Alagoano, atendendo quase 300 produtores dos municípios de Igreja Nova, Penedo e Porto Real do Colégio.
Durante a agenda em Brasília, a Secretaria de Agricultura também garantiu recursos para fortalecer a mecanização agrícola dos agricultores familiares alagoanos junto ao MDR, além de aporte para aquisição de sementes crioulas de feijão e milho para o Planta Alagoas com a CONAB.