Agro

Agricultura Familiar em Movimento beneficia população rural de Viçosa

Mutirão de Documentação da Mulher Trabalhadora Rural integra projeto da Seagri, levando cidadania para agricultoras familiares

Por Ascom Seagri 19/02/2025 16h04
Agricultura Familiar em Movimento beneficia população rural de Viçosa
Mutirão segue até a sexta-feira (21), das 8h às 17h, no Centro de Educação Especial Cônego José Moreira Pimentel - Foto: Tatiane Bastos/Ascom Seagri

A Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária de Alagoas (Seagri) deu início, nesta quarta-feira (19), ao projeto “Agricultura Familiar em Movimento”, com a ação do Mutirão de Documentação da Mulher Trabalhadora Rural, no município de Viçosa. A iniciativa está levando serviços de cidadania, com emissão de documentos para a população da zona rural, ampliando o acesso a políticas públicas para os agricultores familiares.

Além de integrar o projeto de descentralização de serviços voltados para produtores familiares no estado, o mutirão também faz parte do Programa de Documentação da Mulher Trabalhadora Rural, realizado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e executado em Alagoas pela Seagri e outros parceiros convidados.

“É importante chegar com essa ação de cidadania no interior do estado, sobretudo na zona rural, onde muitas vezes a população fica desprovida tanto da documentação pessoal quanto da documentação do seu imóvel rural. Principalmente na emissão da CAF [Cadastro Nacional da Agricultura Familiar], um documento importante para os agricultores terem acesso aos programas, entre eles o Planta Alagoas, que está com inscrições abertas”, explicou o secretário executivo de Agricultura Familiar da Seagri, Ronaldo Targino.

Do assentamento Dourada, Maria Aparecida compareceu ao mutirão. Essa foi a primeira vez que conseguiu ter em mãos o documento que a identifica, a filha e o marido como agricultores familiares.

“Eu cresci sendo agricultora. Hoje planto macaxeira, inhame, batata, tenho umas cabeças de porcos. Vim aqui para procurar o serviço e ter meu documento de agricultor porque nunca tive esse papel. Agora estou saindo com ele na mão para conseguir ter um benefício a mais. Era o que eu mais queria e precisava”, afirma a agricultora.

O mutirão segue até a sexta-feira (21), das 8h às 17h, sendo realizado no Centro de Educação Especial Cônego José Moreira Pimentel, localizado na Rua Cônego Pimentel, na área central de Viçosa.

Os serviços que estão disponíveis são a emissão da nova carteira de identidade (RG); Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF); Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR); Cadastro Ambiental Rural (CAR); Programa Nacional do Crédito Fundiário (PNCF) e rodas de conversas sobre a Prevenção à Violência Contra a Mulher.

A iniciativa também é realizada em parceria com os órgãos Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra); Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa); Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares (Fetag); as Secretarias de Estado de Alagoas da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades); da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh); o Instituto de Identificação (POL); Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral); Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável em Alagoas (Emater) e a Prefeitura de Viçosa.