Agro

Copervales encerra safra 24/25 com aumento na quantidade de cana esmagada

Em comparação a moagem anterior, houve um acrescimento de seis mil toneladas

Por BCCOM Comunicação 20/02/2025 09h09 - Atualizado em 20/02/2025 15h03
Copervales encerra safra 24/25 com aumento na quantidade de cana esmagada
Copervales encerra safra 24/25 com aumento na quantidade de cana esmagada - Foto: Assessoria

Apesar do déficit hídrico registrado na safra 24/25, a Copervales (Usina Uruba) obteve um aumento na quantidade de cana processada, sendo beneficiadas 833 mil toneladas. Em comparação a moagem anterior, houve um acrescimento de seis mil toneladas.

“Tivemos uma seca extrema. Em agosto os índices pluviométricos ficaram abaixo da média. Em dezembro praticamente não teve chuva que só veio ocorrer em janeiro. Se tivéssemos tido um clima considerado normal, a safra teria sido melhor. Mas, apesar de clima, ainda tivemos um acrescimento na quantidade de cana esmagada”, afirmou o diretor da Coplan e cooperado da Copervales, Henrique Acioly, reforçando que o resultado da safra 24/25 foi reflexo de um trabalho voltado para a área de irrigação e de tratos culturais.

De acordo com ele, diante da escassez de chuvas na região onde a usina da Copervales está localizada, houve perda da socaria da cana. “Isso ocorreu até o começo de janeiro, quando a gente teve uma perda considerada. Mas vamos trabalhar no campo. Vamos antecipar a adubação. Também tivemos muita renovação de cana de inverno e agora de verão. A nossa expectativa é que se houver um inverno mais prolongado, a gente pode ter uma safra boa também no próximo ciclo. Podemos repetir ou até crescer um pouco”, afirmou Acioly.

O diretor da Coplan reforçou ainda outros pontos de destaques conquistados pela usina que registrou crescimento no rendimento industrial.

“Tivemos a melhor ATR, em média, do Nordeste. Tivemos também um recorde histórico de produção de açúcar que o maior nestes dez anos de trabalho da Copervales Agroindustrial”, destacou Acioly, acrescentando que a unidade industrial conta com mais de 200 cooperados e gera três mil empregos diretos e cinco mil diretos e indiretos na safra, operando em uma região que abrange mais de dez municípios.