Agro

Mutirão de documentação atendeu mais de 500 agricultores familiares em Viçosa

Iniciativa “Agricultura Familiar em Movimento” amplia acesso aos serviços de cidadania na zona rural de Alagoas

24/02/2025 15h03
Mutirão de documentação atendeu mais de 500 agricultores familiares em Viçosa
Mutirão de Documentação da Mulher Trabalhadora Rural foi realizado nos dias 19, 20 e 21 - Foto: Ascom Seagri

Levar acesso aos serviços de cidadania para agricultores familiares é um dos pilares da iniciativa “Agricultura Familiar em Movimento”, promovida pela Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri). O projeto promoveu, durante os dias 19, 20 e 21, mais de 500 atendimentos a produtores rurais, através do Mutirão de Documentação da Mulher Trabalhadora Rural, em Viçosa.

A ação descentralizou serviços voltados para agricultores familiares, com emissão de documentos: nova carteira de identidade (RG); Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF); Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR); Cadastro Ambiental Rural (CAR); e Programa Nacional do Crédito Fundiário (PNCF). Durante a iniciativa, também foram realizadas rodas de conversas sobre a Prevenção à Violência Contra a Mulher.

A Agricultura Familiar em Movimento terá continuidade com mutirões itinerantes com novas datas e serviços nos municípios de Penedo: de 25 a 17 de março; de Olho d’Água das Flores: de 02 a 04 de abril; e de Olho d'Água do Casado: de 22 a 24 de abril.

A iniciativa também abrange o Programa Nacional de Cidadania e Bem Viver para Mulheres Rurais realizado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA).

Em Viçosa, a realização também contou com parceria com os órgãos Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra); Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa); Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado de Alagoas (FETAG/AL); as Secretarias de Estado de Alagoas da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades); da Agricultura e Pecuária (Seagri); da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh); o Instituto de Identificação (POL); Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral); Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável em Alagoas (Emater) e a Prefeitura de Viçosa.