Agro
Uneal busca ampliar Parque Tecnológico Agroalimentar de Alagoas
Equipamento foi um dos 17 selecionados na chamada pública do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e Finep

Representantes da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) reuniram-se, de forma on-line, nesta segunda-feira (24), com a equipe da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) a fim de angariar recursos para a ampliação do Parque Tecnológico Agroalimentar de Alagoas (PTAL), que inclui os Polos Tecnológicos Agroalimentar de Arapiraca (Unidade Agreste) e de Batalha (Unidade Sertão).
O PTAL foi um dos 17 selecionados na chamada pública do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e Finep. A reunião é mais uma etapa do processo seletivo.
Os dados do Parque foram apresentados à equipe da Finep pela pesquisadora Kelly Barbosa da Silva, representando toda a equipe do equipamento, que fez uma exposição desde a proposta, histórico, vocação, infraestrutura, equipe e serviços disponibilizados, empresas residentes e âncoras até o panorama financeiro do Parque.
O Parque Tecnológico é um instrumento estratégico para as regiões onde está inserido, com potencial para fortalecer o desenvolvimento socioeconômico e ambiental Agreste e Sertão, e promover a inovação tecnológica, a sustentabilidade e a competitividade no setor agroalimentar alagoano.
Com 41 ambientes, está pronto para desenvolver trabalhos em diversas áreas de ciência, tecnologia e inovação, como consultorias, análises laboratoriais especializadas, treinamento para gestão de agronegócios, apoio ao cultivo e experimentação e muito mais.
A Uneal está solicitando um investimento de R$ 6 milhões. O reitor da Uneal, Odilon Máximo, participou da reunião e está otimista com o resultado que deve ser divulgado em 17 de março.
“Foi uma reunião muito positiva. Apresentamos as potencialidades e as ações para os Polos Tecnológicos de Arapiraca e Batalha. Temos muita expectativa que vamos conseguir os recursos para a modernização do Polo e também para o desenvolvimento de suas ações”.
Também estiveram presentes o vice-reitor Anderson Barros, o coordenador de Pesquisa da Uneal, Abel Lira, e o superintendente de Tecnologia e Inovação da Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação, Pedro Ivo.
