Agro
Secretaria de Agricultura vai implantar vitrine tecnológica no Sertão
Iniciativa vai apresentar diversidade em culturas orgânicas adaptadas ao clima do semiárido alagoano

A Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri) vai implantar uma vitrine tecnológica demonstrativa de hortaliças no espaço do Centro Xingó, em Piranhas. A ação é uma parceria da Seagri com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), para apresentar aos agricultores familiares do Sertão a eficiência de hortaliças no semiárido alagoano.
Para avaliar a área e a estrutura do Centro Xingó, a Seagri e a Embrapa realizaram uma missão na região e conheceram o espaço demonstrativo de tecnologias sociais de baixo custo. A visita possibilitou que os técnicos das duas instituições analisassem o solo e a viabilidade da implantação de uma vitrine tecnológica, com a diversidade de culturas como melão e tomate.
A vitrine tecnológica vai apresentar ao agricultor familiar sertanejo que, com a união da tecnologia social e do melhoramento genético, é possível ter acesso ao desenvolvimento de um produto orgânico e de qualidade. E isso irá corresponder a uma eficiência na produção de hortaliças na região.
A gestora do Centro Xingó, Juliana Fernandes, destacou o fortalecimento da parceria entre a Seagri e a Embrapa para beneficiar os agricultores familiares do Sertão, estudantes e técnicos.
“Com a implantação dessa vitrine tecnológica no Centro Xingó, os agricultores familiares, estudantes e técnicos poderão ver que com o uso de tecnologias sociais, tecnologias de baixo carbono e melhoramento genético é possível ter uma eficiência produtiva”, ressaltou Juliana Fernandes. A missão também visitou alguns agricultores familiares em comunidades rurais dos municípios de Palmeira dos Índios; Arapiraca; Olho d’Água do Casado; Delmiro Gouveia e Lagoa da Canoa.
Oportunidade de cultivo e renda
Morador da comunidade Canafístula Frei Damião, em Palmeira dos Índios, o agricultor familiar Carlos Dias é um dos agricultores que fazem parte da pesquisa da Embrapa. O agricultor sustenta a família com a renda vinda da produção sustentável e comercialização de frutas e hortaliças na região. Ele e sua esposa, Keila Pinto, são acompanhados pela Embrapa Hortaliças e utilizam a tecnologia de cultivo protegido para a produção de pitaya, melão, tomate, entre outros.
A Seagri vai entregar um kit de irrigação ao produtor para possibilitar um aumento na sua produção, garantindo um ajuste na preparação do solo e qualidade dos produtos.
“Quero agradecer ao nosso governador Paulo Dantas e à Seagri pelo cuidado com os pequenos agricultores. Para nós, produtores aqui do Semiárido, é muito importante receber esse kit de irrigação, porque vamos conseguir ampliar e diversificar a nossa produção. Trabalhar com a irrigação é fundamental para desenvolver e ter um bom desempenho das nossas hortaliças e frutas, garantindo a qualidade”, disse Carlos Dias.
Já o agricultor familiar, Cícero Robério, da comunidade rural Lagoa da Vaca, localizada em Olho d’Água do Casado, enfatizou a sua expectativa em aumentar a sua produção com o apoio do kit de irrigação. “A minha expectativa é muito boa, porque o kit vai ajudar no aumento da produção e reduzir o nosso custo. Receber esse kit vai dar mais orgulho para a gente poder trabalhar e mostrar que aqui nessa terra tem como produzir com qualidade”, destacou Cícero Robério.
Sobrevivência e esperança
O Programa de Irrigação do Governo de Alagoas possibilita que o pequeno agricultor familiar tenha a oportunidade de fortalecer e impulsionar a sua produção, de forma sustentável, garantindo a sua subsistência e geração de renda.
Os kits de irrigação distribuídos pela Seagri trazem uma esperança para o agricultor familiar que não têm recursos adaptados para a sua produção, principalmente na região do Semiárido alagoano. Com o auxílio do kit, a união entre o calor e a água, grandes protagonistas para uma safra de qualidade, colabora para a diversificação de culturas orgânicas, aumento da produção e estabilidade da geração de renda para as famílias.
“A Seagri está caminhando junto com a Embrapa para desenvolver a agricultura irrigada no Sertão alagoano e demonstrar para os pequenos agricultores sertanejos que com a combinação da irrigação e o melhoramento genético é possível desenvolver as culturas no entorno da região semiárida de Alagoas”, disse Joelmir Farias.
Estiveram presentes na missão Seagri e Embrapa no Sertão, o superintendente de Irrigação, Joelmir Farias; a gerente de Irrigação da Seagri, Fabiana Torres, e a engenheira agrônoma da Embrapa Hortaliças, Flavia Teixeira.
