Agro

Empresária Elizabeth Anne Lyra Lopes de Farias é homenageada no 13º Cana Substantivo Feminino

Evento reuniu cerca de 600 participantes entre produtoras rurais, consultoras, e profissionais do setor bioenergético

Por Assessoria 27/03/2025 15h03
Empresária Elizabeth Anne Lyra Lopes de Farias é homenageada no 13º Cana Substantivo Feminino
Evento reuniu cerca de 600 participantes entre produtoras rurais, consultoras, e profissionais do setor bioenergético - Foto: Assessoria

A empresária Elizabeth Anne Lyra Lopes de Farias participou, no último dia 20, como debatedora no 13º Cana Substantivo Feminino, realizado pelo portal CanaOnline, no Centro de Convenções de Cana do IAC, em Ribeirão Preto (SP). O evento reuniu cerca de 600 participantes entre produtoras rurais, consultoras, e profissionais do setor bioenergético.

Antes da participação da empresária no debate, foi exibido um vídeo que traz um resumo do pioneirismo de seu avô, Salvador Pereira de Lyra, com os primeiros experimentos de etanol no país. Elizabeth Anne Lyra Lopes de Farias falou de sua ligação com o avô, a quem carinhosamente chamava de “vodô” e de suas ideias vanguardistas no campo social e ambiental.

A empresária, filha do industrial Carlos Lyra e de Dona Virginia Lyra, falou também da infância ao lado dos pais e como foi vivenciar um universo no setor. Este ano, a Usina Caeté, Matriz, localizada em São Miguel dos Campos (AL), completará 60 anos. Elizabeth salientou a grande iniciativa de responsabilidade social, com a Escola Conceição Lyra, instituição de ensino mantida desde a década de 60 pela Usina Caeté e fundada por sua mãe.

“Tenho orgulho em destacar que meus filhos foram alunos da nossa Escola e que muitos ex-alunos hoje atuam como profissionais em nossas empresas. Só através de investimentos na área educacional conquistaremos uma sociedade igualitária”, destacou.

Elizabeth Anne Lyra Lopes de Farias participou do painel com tema focado na sucessão feminina, juntamente com mais quatro empresárias que traçaram suas experiências pessoais. 

Ao discutir o assunto, Elizabeth mencionou que hoje a Companhia possui um grupo de executivos e um Conselho Consultivo, presidido por Jacyr Costa Filho, também presente ao evento e que recebeu uma homenagem na categoria “Homens que apoiam as mulheres”, assim como o fornecedor de cana da Caeté, Edilson Maia.

Ao final do evento, foi lançada a 2ª edição do livro Mulheres da Cana, com histórias de 152 mulheres que atuam no setor bioenergético brasileiro. Além da empresária, foram homenageadas no livro a conselheira e primeira mulher a ocupar um cargo de diretoria da Usina Caeté, Maria Irene Sibaldo Leite, a gerente e a coordenadora de Gestão de Pessoas da Unidade Marituba, Marta Luciana Sampaio e Jamile Lima, respectivamente.

O evento, bastante prestigiado, contou também com a presença do Dr. Fernando Lopes de Farias, esposo da empresária Elizabeth Anne Lyra Lopes de Farias.