Agro
Codevasf investe em infraestrutura para escoamento da produção agrícola de Maragogi
Serão pavimentadas de vias do município numa região com diversos assentamentos da reforma agrária

Maragogi (AL), um dos maiores destinos turísticos do Brasil, está recebendo cerca de R$ 23,95 milhões em investimentos da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) em parceria com a Prefeitura Municipal para estruturação do sistema viário. Situado na Área de Proteção Ambiental (APA) da Costa dos Corais, o município possui forte vocação para a atividade turística, que gera cerca de 6 mil postos de trabalho, e também uma rica produção agrícola e agropecuária, especialmente em assentamentos da reforma agrária.
Um dos locais que está sendo executada a pavimentação é o povoado São Bento, um balneário turístico rico em tradições populares e atrativos naturais. Na comunidade, estão sendo pavimentadas cerca de 6,7 mil m2 de vias públicas com a aplicação de revestimento em CBUQ como parte da primeira etapa do projeto de qualificação urbana da rede viária do povoado. A partir desses investimentos, a Codevasf aposta que a implantação da infraestrutura viária possa impulsionar a atividade turística na localidade, criando novas oportunidades de trabalho e renda para a população local.
As vias urbanas da sede do município de Maragogi também estão sendo pavimentadas com a aplicação de revestimento em CBUQ. São cerca de 21 mil m2 de vias públicas em processo de pavimentação em áreas urbanas de expansão no município, nos distritos Peroba, Barra Grande e São Bento. Atualmente os trabalhos estão em fase de terraplanagem e de aplicação do revestimento. Em seguida, será executado o assentamento do meio-fio, pintura e sinalização horizontal.
No total, 60,6 mil m2 de vias públicas de Maragogi recebem os serviços de pavimentação. Para estruturação da rede viária do município, está sendo implantado o revestimento com aplicação de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), que atende a categoria e o fluxo da via. Os serviços incluem ainda a implantação do sistema de drenagem profunda ou superficial, de acordo com o tipo de via, para captar e conduzir as águas pluviais.
Além da execução da pavimentação do povoado São Bento e da área urbana da cidade, a Companhia também atua em parceria com a Prefeitura Municipal de Maragogi, por meio de convênio, para implantação de infraestrutura para estímulo à produção agrícola com a pavimentação de vias do município numa região com diversos assentamentos da reforma agrária, conforme revela o superintendente regional da Codevasf em Alagoas, João Paulo Tavares.
“O município de Maragogi possui duas grandes vocações econômicas, que são o turismo e a produção agrícola focada especialmente na fruticultura. São agricultores familiares assentados na reforma agrária que carecem de uma infraestrutura viária para o escoamento da produção para feiras e supermercados locais. A partir dessa parceria com a prefeitura municipal, estamos estruturando essas vias, o que irá dinamizar a economia local, ampliando as possibilidades de trabalho e renda”, defendeu.
No assentamento da reforma agrária Bom Jesus, a Codevasf e a Prefeitura Municipal de Maragogi devem iniciar a segunda etapa da pavimentação asfáltica do acesso à localidade por meio de convênio. O assentamento se destaca pela produção agrícola, especialmente em fruticultura, e as obras de pavimentação devem melhorar o acesso ao povoado e dar melhores condições de escoamento da produção dos agricultores familiares assentados. Para isso, serão pavimentados cerca de 18,9 mil m2 de vias públicas no acesso ao assentamento.
Por meio de outro convênio, a Companhia e a Prefeitura Municipal de Maragogi também estão investindo na primeira etapa da estruturação das vias de acesso a diversos assentamentos da reforma agrária como ação integrada a que será executada no assentamento Bom Jesus. São cerca de 14 mil m2 que farão a ligação da região à rodovia estadual AL-101, o que deve facilitar o escoamento da produção agrícola dos assentamentos, com destaque para a fruticultura.
Para o prefeito de Maragogi, Daniel Vasconcelos, a implantação da infraestrutura viária no município lança as bases para a dinamização da economia local e reforça o compromisso da prefeitura municipal com o desenvolvimento regional de todas as regiões da cidade. “A pavimentação sempre foi um compromisso nosso, porque infraestrutura é desenvolvimento. Hoje, estamos transformando essa realidade nos três principais povoados da zona urbana — São Bento, Barra Grande e Peroba —, levando mais mobilidade e qualidade de vida para nossa gente. Isso significa mais oportunidades para os agricultores, que terão melhores condições para escoar sua produção, e um novo impulso para o turismo na região”, afirmou.
Os investimentos da Codevasf para estruturação de vias urbanas e de vias de escoamento da produção agrícola segue as diretrizes da Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR) e integram os programas Desenvolvimento Regional e Territorial, por intermédio da Ação Apoio a Projetos de Desenvolvimento Sustentável Local Integrado - Nacional, e Apoio à Política Nacional de Desenvolvimento Urbano Voltado à Implantação e Qualificação Viária – Nacional.
