Agro
Dieta de campeão: Veterinário explica estratégias de nutrição para cavalos quarto de milha
Médico veterinário explica que os cuidados com a alimentação de um cavalo de alto nível vem desde a gestação da mão

O médico veterinário Cícero Ferreira, do Rancho Vale Rico, em Maceió, tem se destacado no desenvolvimento de cavalos campeões. Ao Alagoas Rural, ele explica estratégias para uma boa alimentação equina, que auxilia na transformação de cavalos da raça quarto de milha em grandes atletas, que vai além da seleção genética.
Segundo Ferreira, o animal desta raça, precisa de um tipo de alimentação a cada fase da vida, pois, com se aplicada de forma correta, ajuda na melhoria da imunidade, força e resistência dos cavalos. Os cuidados, diz o profissional, precisam vir desde a gestação, com a receptora sendo tratada com ração específica para a gravidez.
"Esse cuidado com a alimentação do animal é continuado em toda sua vida, ele apresenta vários tipos de ração com diferentes funcionalidades como uma consumida por equinos que já são atletas ou um animal adulto, que a gente está fazendo um acabamento para um leilão por ter nível de energia um pouco mais alto", aponta.
Entretanto, diz o veteriário, o uso de alimentos que têm propriedades específicas não pode ser dado a qualquer momento, mas sim que é preciso usar somente o tempo para alcançar os objetivos específicos do criador com o animal, seja uma energia mais alta ou uma complementação do leite da receptora.
Quando a ração específica não for necessária, é preciso voltar para a base da alimentação dos equinos, fundamental para a digestão, composta por feno e alfafa, estes que precisam ter boa qualidade para que o cavalo se sinta atraído pela alimentação. "O feno tem que ter pouca fibra, precisa ser desidratado em um tempo adequado e uma alfafa boa tem que ter menos talo, menos fibra de difícil digestão e mais folha", explica.
Assista o vídeo completo do Alagoas Rural:
*Estagiária sob supervisão
