Adalberto Souza

CULTURA

A descoberta do Monte Roraima

23/10/2014 13h01

Recentemente estive em Roraima e dessa viagem descobri amigos, sabores e cores inimagináveis. Uma aventura cheia de histórias de desbravadores heroicos ilhados num rio de cultura em meio a uma natureza exuberante aos pés do misterioso e belo Monte Roraima. Um mundo perdido, elo entre as civilizações, palco ainda de animais e plantas que só existem lá.

A atmosfera repleta de lendas e criaturas fantásticas e absolutamente belas invade nossas percepções. O herói está acima de todos, sua corte, seus súditos, e todas as peculiaridades de séculos tecem a tradição oral. A leitura de Animais Ameaçados de Extinção (EDITORA BOA VISTA, 2014) é praticamente uma expedição ao coração de uma aldeia pulsante e viva de tradições.

  Histórias desde a criação até o final do mundo que trazem o mais misterioso e Miranda de Aquino é a ponte desses dois universos. As tradições roraimenses, a forma de dar voz as lendas fez o autor criar um alter ego (Zezé Maku) que incorporou a personalidade forte e guerreira do mais  poderoso mito, Makunaima, que através de sua força e temperamento forte criou a estranha e magnifica formação rochosa, que hoje se converteu no imponente Monte Roraima. 

 A preocupação ecológica, tão necessariamente na moda hoje, no autor ganha contornos líricos. Seu apelo vai dar voz aos botos-cor-de-rosa, ao pirarucu e aos animais mais exóticos e belos da floresta amazônica, o poeta clama em nome desses seres quase irreais e perigosamente frágeis.

Transitando entre a pesquisa histórica e a linguagem do cordel, o livro de Aquino nos toma por inteiro e conduz a uma exuberante aventura em meio ao desconhecido. As tantas manifestações de exaltação a natureza e o fremente despertar de uma consciência ecológica casam-se perfeitamente.

Da leitura do livro não dá para ficar imune, o homem como espécime dominante e com o espírito de conquistador é frequentemente lembrado de sua finitude e mais ainda de que nesse planeta ele é apenas mais um espécime que divide com milhares de outros, esse planeta que chama de casa.

News title
Pesquise no blog
Sobre o blog
Arquivo