CBV ignora o Nordeste outra vez
A Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) divulgou, esta semana, às cidades brasileiras sedes do Brasil na Liga Mundial de 2015. O Nordeste mais uma vez ficou de fora.
As cidades de São Bernardo do Campo (SP), Cuiabá (MT) e Belo Horizonte (MG) irão receber os jogos da seleção brasileira.
A última vez que a seleção brasileira de vôlei masculino jogou na região, pelo campeonato, foi em agosto de 2006, em Fortaleza. São quase nove anos.
Foram dois confrontos pela Liga Mundial, contra Portugal, nos dias 19 e 20 de agosto, com vitórias brasileiras por 3 sets a 1.
Antes disso, o Brasil jogou, em 2002, em João Pessoa, duas partidas contra Portugal, nos dias 19 e 20 de julho, com vitórias por 3 sets a 0. E no mesmo ano, em Recife, pela fase final da competição, contra Espanha (3x1), Holanda (3x0) e Rússia (3x0), nos dias 13, 14 e 15 de agosto.
Mas o torcedor nordestino não tenha esperança disto se concretizar, dificilmente o Brasil vai jogar na região. O fator financeiro é o principal problema para a realização de jogo da seleção brasileira no Nordeste.
No Grupo A da Liga Mundial 2015, o Brasil enfrentará a Sérvia, nos dias 29 e 31 de maio, em Belo Horizonte, a Austrália, 5 e 7 junho, em São Bernardo, e a Itália, 2 e 3 de julho, em Cuiabá.
Liga Mundial
Hoje, a Federação Internacional de Voleibol (FIVB) confirmou o Brasil como sede da fase final da Liga Mundial de 2015.
Essa será a quinta vez que o Brasil recebe as finais da competição. A última foi em 2008, há sete anos.
A CBV reconsiderou a decisão de dezembro do ano passado, quando desistiu de receber a fase final da Liga, após a suspensão do técnico Bernardinho e dos jogadores Murilo e Mário Júnior.
A Olimpíada de 2016 foi fundamental para a CBV voltar atrás, pois a Liga Mundial será parte da preparação da equipe para os jogos olímpicos do Rio de Janeiro.
Mas disputar à fase final, em casa, não é garantia de vantagem para os brasileiros. Das quatro vezes que recebeu a competição, o Brasil só ganhou na primeira, em 1993, com José Roberto Guimarães como técnico.
Em 1995 e 2002, o Brasil foi vice-campeão, perdendo para a Rússia nas duas decisões. E em 2008, à seleção brasileira ficou em quarto lugar, com os Estados Unidos campeão.