Fetag/AL e Senar avaliam construção de barragens subterrâneas para agricultura familiar
Os dirigentes da Federação dos Trabalhadores de Trabalhadoras na Agricultura de Alagoas (Fetaç/AL) estiveram, na última terça-feira,30, junto com o presidente da Federação da Agricultura e Peucária de Alagoas (Faeal), Alvaro Almeida, vistoriando três barragens subterrâneas utilizadas por agricultores familiares em São José da Tapera.
A visita teve o objetivo de avaliar a possibilidade de construções de novas barragens para localidades que atendam os pequenos produtores. De acordo com Robério Silva, secretário de Políticas Agrícolas da Fetag/AL, a vistoria mostrou a verdadeira dimensão da realidade sertaneja.
“A dura realidade dos agricultores foi vista de perto em São José da Tapera. O mesmo cenário de escassez também é visto na zona rural de outros municípios de forma ainda mais calamitosa. Essa tecnologia vem a fomentar benefícios para as famílias rurais”, descreveu Silva.
Com o apoio a Faeal e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), segundo Robério o plano é construir mais barragens que atendam a um grupo maior de pequenos produtores.
Para o presidente da Fetag/AL, Givaldo Teles, a barragens subterrânes aparecem como solução para a gestão hídrica na agricultura familiar. “Vimos que o uso de barragens subterrâneas tem proporcionado melhorias significativas para os agricultores que convivem com a escassez hídrica por ampliar a oferta de água, gerar aumento na produtividade e renda”, examinou Teles.