Consultoria contábil facilita organização de pequenos produtores de leite da CPLA
Implantada em setembro passado, as consultorias contábeis prestadas pela Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA) auxilia os pequenos produtores de leite na organização e gestão financeira das 72 associações que são ligadas à cooperativa.
Após a comunicação e a rotina de visitas estabelecidas, as Associações passaram a se organizar melhor quanto às suas gestões contábeis. Em seis meses de atividades, foi observado, segundo a contadora Flávia Porfirio , mais interesse sobre a importância da emissão de declarações pendentes, processo de abertura de associações e estatutos, além de aberturas de contas bancárias.
“A maior dificuldade é fazer os produtores entenderem que eles têm obrigações a cumprir. Por serem associações isentas de impostos, acham que não possuem obrigações. Mas é um erro. Mesmo isentos temos obrigações”, disse Flávia Oliveira, contadora contratada para CPLA.
Com a contabilidade em dia, os pequenos produtores conseguiram abrir contas bancárias, regularidade na obtenção de créditos e financiamentos. "Nossa orientação também procurou auxiliá-los na quitação de multas devido a falta de entrega das declarações onde, nesse caso, os presidentes das associações estariama correndo risco de terem CNPJ invalidado e serem acionados como pessoas físicas e inseridos no Serasa”, explicou a contadora.
Para 2019, o planejamento é ampliar a rotina de consultorias visando a regularização de pendências e exigências do Programa do Leite. De acordo com Aldemar Monteiro, presidente da CPLA, o compromisso da Cooperativa se estende para além da atividade técnica. “A CPLA busca encontrar o equilíbrio e a evolução por completo do produtor. Somente através da boa gestão da propriedade e da produção é que poderemos expandir nosso negócio”, resumiu Monteiro.