Fetag-AL representa agricultura alagoana em Seminário Internacional
Dirigentes da Federação dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado de Alagoas – Fetag-AL participam, nesta terça (12) e quarta-feira (13), na Contag, em Brasília/DF, de um Seminário Internacional para discutir “O papel da Agricultura Familiar no cumprimento das metas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)”.
O encontro Internacional debate o cumprimento dos 17 objetivos e 169 indicadores estipulados pela Agenda 2030 que foram aprovados pelas Organização das Nações Unidas (ONU). Entre os temas dos ODS, estão: a erradicação da pobreza , segurança alimentar, agricultura,saúde, educação , mudança do clima, cidades sustentáveis e industrialização.
O tema da sustentabilidade na comunidade rural, segundo o secretário de Políticas Agrícolas da Fetag-AL, Robério Oliveira, tem ênfase, sobretudo, nos padrões sustentáveis de produção e consumo. “Vamos procurar compartilhar com a agricultura familiar e trabalhar da melhor maneira possível para garantir um futuro produtivo e com recursos preservados”, disse o secretário.
O dirigente adianta que o método da ODS será reforçado por meio da produção orgânica sem o uso de agrotóxico: “a sustentabilidade será implantada estrategicamente principalmente no sistema de produção livre de adicionais químicos, incentivando nossos agricultores a trabalharem com cultura baseadas em processo biológicos naturais. Além disso, a Fetag-AL irá provocar ações para o cumprimento dos demais temas”, garantiu Robério.
O Seminário Internacional conta com a participação de todas as Federações Brasileiras de Trabalhadores na Agricultura (Fetag’s) e de participantes de 7 países da América do Sul e Latina, além do Caribe.