Adeal comemora sucesso de vacinação contra a febre aftosa
Restrita a bovídeos com até dois anos de vida, nesta etapa foram imunizados 457.512 animais
Com um índice de cobertura vacinal de 97,7%, a Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) comemorou o sucesso da segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa de 2020.
Restrita a bovídeos com até dois anos de vida, nesta etapa foram imunizados 457.512 animais. Por conta da pandemia da Covid – 19, a etapa, que foi realizada no mês de novembro, foi prorrogada por mais 15 dias se estendendo até o dia 15 de dezembro para que os criadores tivessem a oportunidade de vacinar o rebanho. A medida foi adotada por determinação do Mapa em função dos baixos índices de cobertura vacinal registrados no mês de novembro.
O prazo para a declaração também foi ampliado, sendo encerrado no dia 30 de dezembro. Ainda de acordo com os dados divulgados pela Adeal, órgão vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura de Alagoas, foram vacinados animais com até 24 meses de vida existentes em 29.125 propriedades rurais do Estado.
Nesta segunda etapa da campanha de vacinação, a meta é imunizar 480 mil bovinos e bubalinos. O índice mínimo de cobertura vacinal exigido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) é de 90%.
Sem vacinar e ou declarar, o produtor rural fica impossibilitado de retirar a Guia de Trânsito Animal (GTA) e impedido de circular e ou comercializar os animais, além de pagar multa. No caso da não vacinação, o valor a ser pago corresponde a dez Unidades Padrão Fiscal do Estado de Alagoas (UPFAL) e da não declaração a 30 UPFAL