Agricultura digital: investimento de novas tecnologias para o campo
A tecnologia vem para melhorar a vida humana, a inclusão social, a sustentabilidade; e no campo, agrega valores para o produtor
Investir em pesquisa no campo, ajuda no desenvolvimento e inovação na área da agricultura digital, sendo visível a sustentabilidade e agregação de valores nas cadeias produtivas. Quando novas tecnologias são apresentadas aos produtores, isso permite aumento da produtividade.
A tecnologia é fundamental e determinante nesse fator, em garantir segurança alimentar de maneira sustentável. O setor agrícola pode se beneficiar com um amplo leque de tecnologias; fazendo uso da internet das coisas, mídias sociais, entre outros.
Desafios e ganhos da tecnologia no campo:
Os principais desafios que são enfrentados ainda, estão entre o custo da tecnologia, principalmente para os pequenos e médios produtores, além das dificuldades de conectividade; nem todo lugar está apto a ter uma boa internet, impedindo na realização desse processo.
Investir na agricultura digital traz ganhos tanto para quem produz, quanto para quem oferece os serviços de tecnologia, sendo determinante para a demanda crescente existente de alimentos. As novas tecnologias no campo vão oferecer uma agricultura mais autônoma e ofertando um alimento saudável para quem consome.
Produção, distribuição e consumo, são dicas necessárias para aperfeiçoar a agricultura digital. Através disso, o agricultor vai obter os benefícios necessários em sua atividade agrícola.
Em um futuro próximo, a agricultura será ainda mais virtual. Com essas mudanças tecnológicas, podemos saber como foi produzido o alimento que chega em nossa mesa, e todos só temos a ganhar.