Feijão Guandu: características, benefícios e como produzir
O Feijão Guandu também precisa de irrigação, mesmo sendo uma planta que resiste a todos os climas do Brasil
Dentre as inúmeras variedades de feijão, o Feijão Guandu é uma opção que vem se mostrando importante no cenário agrário nacional. O grão tem fácil desenvolvimento em regiões tropicais, além de boa aderência ao clima diverso do Brasil, possuindo altas taxas de nutrientes. O Feijão Guandu é uma leguminosa com alta fixação de nitrogênio, o que a torna uma cultura com grande taxa de nutrientes em seus grãos.
O seu ciclo de produção pode variar entre 90 e 180 dias, onde quanto mais cedo é realizado o plantio, maior e melhor será a produção. Ele pode ser servido como produto no mercado alimentício, como adubo verde ou ainda como nutrição animal.
O Feijão Guandu também precisa de irrigação, mesmo sendo uma planta que resiste a todos os climas do Brasil. Se o produtor decidir cultivar o Feijão Guandu para benefício animal, ele pode optar pela fertiirrigação. Não é preciso utilizar um sistema muito robusto para que seja feita a irrigação, dispensando instalações abusivas no terreno e que tenham custo elevado ao produtor.
Em Batalha, no sertão de Alagoas, técnico agrícola incentiva o plantio do feijão; já que a planta é resistente a seca e ajuda a melhorar o solo. Para conhecer melhor esse plantio, no sertão de Alagoas, clique no link e assista a reportagem exibida no Programa Alagoas Rural.