Em live Bolsonaro chama nordestinos de "paus de arara" e deputado alagoano retruca "Ofende a memória, fé e história”
Outras personalidades também se posicionaram sobre a atitude do gestor do país
![Em live Bolsonaro chama nordestinos de 'paus de arara' e deputado alagoano retruca 'Ofende a memória, fé e história”](http://img.jornaldealagoas.com.br/_woTjOq8YHz3k-QoxJtPC9rT3js=/1110x650/smart/jornaldealagoas.nyc3.digitaloceanspaces.com/uploads/imagens/afp-presidente-jair-bolsonaro-02122021180916996.jpeg)
Na noite da última quinta-feira (03), durante sua live semanal, o presidente do Brasil, Jair Messias Bolsonaro (PL), chamou seus assessores que o acompanhavam na transmissão de sua "live" nas redes sociais de "pau de arara". Durante a transmissão, Bolsonaro comentou a repercussão do seu decreto que revogou 25 lutos para diversas personalidades públicas desde 1992. Entre eles, estava o decreto de luto do Padre Cícero, conhecido religioso com seguidores principalmente no Nordeste.
Ao falar sobre o assunto, Bolsonaro questionou se algum de seus assessores sabia de qual cidade no Pernambuco era o sacerdote. Ao não ter resposta, questiona que a sala estava cheia de "pau-de-arara". O Padre Cícero, entretanto, nasceu e morreu no Ceará. O principal foco de peregrinação de seus seguidores é Juazeiro do Norte.
Revoltados com a situação, algumas personalidades se posicionaram sobre o acontecido, dentre estes está o deputado estadual Ronaldo Medeiros (MDB), que através de suas redes sociais, criticou o gestor informando que o presidente desmerece o nordestino e sua fé.
E continua, "Não sabe a origem de Padre Cícero e ainda chama assessores de pau de arara. Ele ofende a memória, a fé, a história. Isso é absurdo". "Como nordestino, não posso aceitar!", finaliza Medeiros.
Veja na íntegra
O presidente Bolsonaro desmerece o nordestino e sua fé! Não sabe a origem de Padre Cícero e ainda chama assessores de pau de arara. Ele ofende a memória, a fé, a história. Isso é absurdo! Como nordestino, não posso aceitar!
— Ronaldo Medeiros (@dep_ronaldom) February 4, 2022
Quem também comentou sobre a atitude foi o deputado federal José Guimarães (PT/CE), que pediu, por meio de mensagem, que a população reaja ao presidente que segundo ele "agride a fé te tantos nordestinos que tem no pau de arara seu único meio de devoção e de participar das romarias do santo padre Cícero".
Acompanhe
Quanto desrespeito aos cearenses em especial o povo devoto de Padre Cicero! O povo de Juazeiro do Norte precisa reagir a esse presidente que agride a fé te tantos nordestinos que tem no pau de arara seu único meio de devoção e de participar das romarias do santo padre Cícero. pic.twitter.com/TEXJl4ydNK
— José Guimarães (@guimaraes13PT) February 4, 2022
Outra personalidade a se posicionar foi o senador Humberto Costa (PT-PE) e Ex-ministro da Saúde que chamou Bolsonaro de moleque e preconceituoso.
Veja
Bolsonaro continua com muita molecagem, muito preconceito e trabalho que é bom: N A D A. https://t.co/mPLiJfndCC
— Humberto Costa (@senadorhumberto) February 4, 2022