Feira Coop traz universo cooperativista à população alagoana neste fim de semana
Evento vai apresentar possibilidades de negócios de cooperativas em exposições, palestra, rodadas de negócios e muito mais
O cooperativismo é visto, por muitos especialistas, como o futuro da economia, por se tratar de economia solidária, onde os principais atores das atividades econômicas se juntam para fortalecer as cadeias produtivas envolvidas no processo, ou seja, é um modelo de negócios que promove a união para um objetivo comum.
E engana-se quem pensa se tratar apenas de produtos agrícolas e vindos do campo. O cooperativismo vai longe e são muitos os tipos de cooperativas espalhadas pelo Brasil que desenvolvem as mais diversas atividades, sejam de crédito, de consumo, educacional, mineral, jornalística e até de trabalho, caso da Orquestra Filarmônica de Alagoas, órgão principal da Cooperativa dos Músicos da Orquestra Filarmônica de Alagoas (COFIA).
Bom, esse horizonte econômico, produtivo, rico e diverso, que em Alagoas movimenta a milhões de reais e desponta como um dos principais meios de produção de várias áreas da economia, poderá ser observado de perto na 1º Feira Coop, que será realizada na Praça Multieventos, no bairro Pajuçara, em Maceió, entre os dias 23 e 25 de setembro.
Além da exposição de produtos de agricultura familiar alagoana e dos estandes de cooperativas de crédito, agropecuárias, de trabalho, transporte e saúde, por exemplo, a FeiraCoop quer apresentar alagoana a grandiosidade do universo cooperativista e contará também com rodadas de negócios entre empresas locais e cooperados e entre as próprias cooperativas.
Na programação, palestras, painéis, atividades culturais, praça de alimentação, rodadas de negócios. Os painéis, que ocorrerão na Arena Coop, serão conduzidos por especialistas conhecidos nacionalmente selecionados pela União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária de Alagoas (Unicafes AL), que é a organizadora do evento.
"Serão 50 cooperativas que estarão nos três dias de evento. A expectativa é de movimentar a economia, prospectar futuros negócios, nas rodadas de negócios, que terá participação do Sebrae, por exemplo", comenta Aldaberon Sá, dirigente das Unicafes, que conta com apoio da Prefeitura de Maceió, Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Sebrae, Cooperativa Pindoram e Coopaíba.