Produção de Calcário Calcítico em São Miguel dos Campos reduz custos para agricultura local
Com a iniciativa produtores tradicionais de cana-de-açúcar agora possuem a opção de abastecimento de Calcário Calcifico no estado
Localizado em São Miguel dos Campos, município localizado a 42 km de Maceió, uma mina de calcário calcítico ajuda a reduzir os custos para produtores de Alagoas. A utilização de calcário no solo para correção da acidez é uma das técnicas mais reconhecidas e recomendadas no Brasil, em que grande parte do solo é ácido, com pH abaixo da faixa ideal de cultivo, entre 5,5 e 6.0.
Com isso, produtores tradicionais de cana-de-açúcar agora possuem a opção de abastecimento de Calcário Calcifico no estado. Em entrevista ao Alagoas Rural, Philipe Jatobá, responsável pela empresa que está trabalhando o material comenta sobre o que levou à iniciativa.
"O frete sempre foi um gargalo para qualquer atividade, e a do Calcário não é diferente, nós sempre mandávamos buscar o produto a uma distância médio de 150 à 170 km. Hoje temos a oportunidade de ter o calcário no quintal de casa de cada produtor daqui de São Miguel dos Campos", informa.
"Estamos muito satisfeito, e graças a Deus estamos tendo uma boa aceitação do nosso produto no mercado", completa.
Para alguns produtores a região é considerada o coração canavieiro do estado, o que ajuda na logística do produto. Philipe fala ainda sobre o volume da produção e da logística que é agregado.
"Hoje estamos em uma média de três toneladas de Calcário para cada hectare (10.000m2), podendo ter solos que a depender da acidez que vai dizer a analise".
Veja vídeo na íntegra