Produtor do Sertão de Alagoas inova e colhe 20 toneladas de uva por safra na região
Os primeiros resultados são promissores, foram colhidas 35 caixas de uma única fileira
O Sertão alagoano inova mais uma vez, agora, com uma grande safra de uva. A fruta, que costuma ser produzida no Sul e Sudeste brasileiro, vem sendo plantada na fazenda Asa Branca, localizada no município de Traipu, que está fazendo testes com o produto e tendo ótimos resultados na colheita. A plantação conta com 04 tipos de uvas para a fabricação de suco e vinho, além de produzir duas safras por ano com fabricação de 20 toneladas por hectare.
O projeto, iniciado há 2 anos, foi idealizado pelo empresário Hipólito Costa. Inicialmente, a ideia era criar gado na região, porém em parceria com o suporte técnico da Embrapa e o especialista em irrigação Rui Medeiros, foi constatado o potencial favorável para a plantação da uva, com a água disponível para irrigação do Rio São Francisco e clima e solo que favorecem para a qualidade final do produto.
"Nos temos aqui um potencial fabuloso, em potencial, em termos de água que é o rio São Francisco, e o potencial de clima e solo também, que diria que é muito bom. Esses solos aqui são solos jovens e já estamos em processo de irrigação aqui acontecendo", explica Rui.
A produção conta com 04 tipos de uva, 03 são usadas para a fabricação de suco: Magna, Isabel precoce e Violeta. A uva Syrah de origem francesa é destinada exclusivamente para a produção de vinho.
Os primeiros resultados são promissores, foram colhidas 35 caixas de uma única fileira, tendo no total 20 toneladas aproximadamente na safra, com potencial de expandir a colheita.
Confira a matéria completa no Alagoas Rural:
*Com Alagoas Rural